Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Caxias?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio-francisco-stedile
Centenário
  • País: Brasil
  • Cidade: Caxias do Sul
  • Capacidade: 22.132

Ver ficha

A Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, vulgarmente conhecido apenas por Caxias, nasceu em 1935 fruto da fusão do Rio Branco e do Ruy Barbosa sendo originalmente nomeado de Grêmio Esportivo Flamengo. Esta fusão aconteceu com o objectivo de unir esforços para assim poderem fazer frente ao maior clube da região, o Esporte Clube Juventude. Esse feito foi finalmente conseguido em 1947 surpreendendo tudo e todos depois de serem até gozados pela equipa adversária, os jogadores do Gremio Flamengo venceram pela primeira vez o campeonato regional de Caxias.

Este confronto manteve-se durante anos, com o Flamengo a triunfar sobre o Juventude novamente em 1948 e 1953. No entanto o novo clube de Caxias não conseguiu manter as boas performances e na década de 60 precisou de viajar em digressão até à Argentina, realizando 12 partidas, uma delas contra o Gimnasia LP, onde somou 9 vitórias e 3 empates para merecer o reconhecimento estatal. Esta queda de forma do Flamengo levou a uma crise, provocando a fusão desta com o arqui-rival Juventude em 1971, passando o novo clube a ser chamado de Associação de Caxias de Futebol.

No entanto esta fusão não seria duradoura e em 1975 o Juventude decidiu regressar à independência e a Associação de Caxias de Futebol passou então a ser a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul. Este novo clube entrou muito bem nas competições nacionais, conseguindo logo em 1976 o 15º lugar entre 54 participantes, destacando-se neste trajecto a vitória por 2-0 sobre o Santos. Nas épocas seguinte o Caxias continuou a impor-se, terminando a temporada de 1977 em 23º entre 62 clubes e a de 1978 em 10º entre 74 equipas.

Depois destas 3 temporadas a exibir-se a alto nível o Caxias deixou o seu futebol esmorecer e ficou longe do protagonismo durante toda a década de 80, voltando apenas a fazer-se notar na temporada de 1990 ao conquistar o 2º lugar no Campeonato Gaúcho e conseguir desta forma um lugar na Copa do Brasil de 1991, tornando-se na primeira equipa de Rio Grande do Sul a participar nesta competição. No entanto, após mais um feito o Caxias voltaria a ficar na sombra na recta final do século, para na temporada de 2000 voltar a ser surpresa e conquistar o Campeonato Gaúcho, batendo pelo caminho o Grêmio de Ronaldinho Gaúcho. Na temporada de 2001 o Caxias volta a estar a alto nível no campeonato estatal e termina no 3º posto da tabela, apurando-se assim para a Série B do Brasileirão de 2002 onde garantiu a manutenção ao classificar-se no 15º posto.

A manutenção nesta divisão nacional foi mantida até 2005, ano em que o clube foi despromovido à Série C do nacional onde se tem mantido nos últimos anos na procura de nova promoção. A nível estatal o Caxias continua a ser uma forte presença na principal Série do Campeonato Gaúcho, tendo as suas melhores prestações nesta prova acontecido em 2010 e 2012 quando se classificaram na segunda posição da tabela atrás do Grêmio em ambas as temporadas.