Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Camarões?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção dos Camarões começou a sua aventura com um jogo frente ao Congo Belga em 1956, jogo que perdeu por 3-2. Em 1970 conseguiu qualificar-se para a Taça das Nações Africanas mas não conseguiu ir longe, perdendo na primeira fase. Passados dois anos os Camarões conseguiram terminar no terceiro lugar na Taça das Nações Africanas em 1972. Nos dez anos seguinte a selecção dos Camarões não conseguiu qualificar-se para nenhuma competição.

A primeira qualificação dos Camarões para a Taça do Mundo da FIFA foi em 1982, ficando no grupo da Itália, Polónia e Perú. No primeiro jogo da equipa houve um empate frente ao Perú. Contra a Polónia o jogo ficou novamente empatado, como também, no jogo frente à Itália que ficou 1-1. Apesar de nunca ter perdido os Camarões não conseguiram seguir na competição. Passados dois anos, a Selecção do Camarões apurou-se para a Taça das Nações Africanas. Terminou no 2º lugar do seu grupo e nos quartos-de-final conseguiu vencer a Argélia. Na grande final os Camarões sairam vencedores, derrotando a Nigéria por 3-1, sendo assim, os grandes campeões da África.

camarões 2014

Equipa do Camarões no Campeonato do Mundo de 2014

Na Taça do Mundo de 1990 os Camarões conseguiram a qualificação ficando no Grupo B com a Argentina, Roménia e União Soviética. Conseguiu vencer a Argentina por 1-0, a Roménia por 2-1 mas perdeu frente à União Soviética por 0-4. Na fase seguinte derrotou a Colômbia por 2-1 passando assim aos quartos-de-final. Nesta fase, defrontou a Inglaterra perdendo por 3-2. Na Taça do Mundo de 1994 nos Estados Unidos, os Camarões conseguiram a qualificação e ficaram no Grupo B com a Suécia, Brasil e Rússia. Empatou conta a Suécia mas perdeu frente ao Brasil e à Rússia, que ditou a eliminação da Selecção dos Camarões.

Em 1998, os Camarões voltaram a qualificar-se para a Taça do Mundo mas não conseguiram passar da fase de grupos. Na Taça do Mundo de 2002 a Selecção dos Camarões voltou a passar a fase de qualificação. Na fase de grupos conseguiu empatar frente à Irlanda, perdeu contra a Arábia Saudita por 1-0. No último jogo os Camarões foram derrotados pela Alemanha por 2-0 sendo assim eliminados já que a Irlanda não perdeu um único jogo. Na qualificação para a Taça do Mundo de 2006, os Camarões encontraram um grupo bastante forte. Assim sendo, não conseguiu bons resultados o que impediu os Camarões de participar na competição.

A qualificação para a Taça do Mundo de 2010 não foi nada fácil para os Camarões. Dependente de alguns resultados de outros jogos, a equipa conseguiu a qualificação para o Mundial na África do Sul. Apesar desta grande luta, a equipa não conseguiu ir longe na competição, perdendo frente à Dinamarca e ao Japão o que ditou a eliminação dos Camarões. No Campeonato do Mundo de 2014 no Brasil os Camarões conseguiram qualificar-se mas na competição em si não conseguiram ir longe. Ficaram no Grupo A, com o Brasil, Croácia e México. Perderam frente ao México por 1-0, foram derrotados pela Croácia por 0-4 e contra o Brasil por 1-4. Depois destas três derrotas e sem conseguir um único ponto, a Selecção dos Camarões foi eliminada na grande competição que é o Mundial de Futebol.