Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Cagliari?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Stadio Sant'Elia
Sant'Elia
  • País: Itália
  • Cidade: Cagliari
  • Capacidade: 16.000

Ver ficha

O Cagliari começou a sua história a 8 de Setembro de 1920, jogando no campo Cagliari Cocheiras Meloni contra o Torres. O jogo terminou 5-2 com uma vitória para o Cagliari. Depois participou no Torneio da Sardenha e sob o comando do treinado Giorgio Mereu saiu vitoriosamente sobre as outras equipas. Este treinador, passado algum tempo, passou a ser o novo presidente do clube. Na segunda metade da década de vinte, o clube sofreu bastante alterações, devido à crise financeira. O clube foi então reorganizado pelo presidente da cidade. Mais tarde, decidiu então comprar novos jogadores e forma a criar uma equipa consistente e forte. Inscreveu-se na FIGC na temporada de 1927-1928, ano em que participava na Liga da Sardenha. Na temporada seguinte, terminou em 4º lugar no grupo A da Liga Sul e na temporada de 1929-1930 ficou em 5º lugar no Grupo D da primeira divisão Sul.

cagliari

Equipa do Cagliari na época da fundação do clube.

No inicio dos anos 30, o Cagliari foi promovido à Série B. Permaneceu nesta por quarto temporadas, até que, em 1935 o clube desportivo Cagliari foi dissolvido devido a problemas financeiros. Fundou-se então uma nova empresa, que ficou com a sua herança desportiva +, começando então a jogar na Segunda divisão. O clube chamava-se União Desportiva Cagliari. Em 1935-1936 terminou em primeiro lugar na Segunda divisão Sarda, subindo assim à primeira divisão. Na temporada seguinte conseguiu obter bons resultados, sendo promovido para a Série C. Até aos anos 40, jogou sempre na Série C mas sem fazer grandes exibições. Nos anos 40, devido ás consequências da guerra, o Cagliari deixou se jogar na Série C e passou a competir na primeira divisão sarda. Em 1947 a FIGC readmitiu o clube na Série B. Na temporada 1947-1948 terminou no 18º lugar e desceu então para a Série C. Permaneceu nesta durante três temporadas, até que, em 1951-1952 alcançou o 1º lugar, voltando para a Série B. Nas temporadas seguintes, conseguiu manter-se na Série B, mas sem alcançar grandes resultados. Já no fim dos anos 50 o Cagliari terminou em 20º lugar, descendo passados oitos anos, à Série C.

O Cagliari jogava no Grupo B da Série C, até que, no inicio dos anos 60, terminou o campeonato em 1º lugar, conseguindo assim a subida à Série B. Na temporada 1963-1964, terminou em 2º lugar, garantindo assim um lugar na Série A. O seu primeiro ano nesta competição, correu bastante bem, terminando a temporada em 6º lugar. Os resultados das temporada seguintes foram bastante estáveis. Mesmo sem alcançar o pódio, conseguiu manter-se na Série A. Na temporada 1968-1969 obteve um óptimo resultado, terminando na 2º posição na Série A. Nesta temporada também conseguiu alcançar a final da Taça de Itália. Na temporada seguinte, o clube conseguiu o troféu que sempre desejou desde o inicio da sua história, foi então, Campeão Italiano. Nos anos 70, o clube continuou a manter os bons resultados, apesar de a sua qualidade ir descendo bastante. Em 1971 o nome do clube alterou-se para Cagliari Futebol. Em 1975-1976, depois de uma temporadas a tentar manter-se na Série A, terminou o campeonato em 16º lugar. Desceu assim para a Série B, onde permaneceu por três épocas. Conseguiu em 1978-1979 alcançar o 9º lugar, retornando para a Série A.

cagliari1

Equipa do Cagliari nos anos 80 a jogar na Série B.

Os anos 80, foram o inicio de uma queda para o clube. Começou muito bem, na Série A, alcançando o 6º lugar na temporada 1980-1981. Passados dois anos, terminar em 14º lugar, fazendo-o assim descer para a Série B. Nesta os resultados do clube foram péssimos. Em 1986-1987 terminou em 20º lugar, descendo então para a Série C1. Contudo, nesta mesma temporada, conseguiu chegar à final da Taça de Itália, perdendo frente ao Napoli por 4-0. Só na temporada de 1988-1989 é que o Cagliari consegue o 1º lugar na Série C1, retomando para a Série B. Nesta temporada conseguiu um grande título, vencendo a Taça de Itália da Série C. Já no fim dos anos 80, o Cagliari consegue o óptimo 3º lugar na Série B, subindo a tão desejada Série A.

Na primeira metade dos anos 90, o Cagliari jogou sempre na Série A, sem obter grandes resultados mas conseguindo manter- se em boas posições. O seu melhor resultado foi um 6º lugar que lhe permitiu participar na Taça UEFA. Nesta competição, conseguiu boas exibições chegando às meias-finais, perdendo por 5-3 frente ao Inter de Milão. Em 1996-1997, as prestações do clube foram descendo de qualidade e terminou em 15º lugar, descendo para a Série B. Nesta jogou apenas uma temporada, sendo que, conseguiu o terceiro lugar e assim garantir a sua presença na Série A na época seguinte. Em 1999-2000 voltou a fazer fracas exibições, o que levou o clube para o 17º lugar, voltando mais uma vez para a Série B. Jogou durante quatro anos na Série B, até alcançar o 2º lugar na temporada de 2003-2004. Nas temporadas seguinte, jogou sempre na Série A, contudo, sempre muito perto da linha de descida. O seu melhor resultado foi em 2008-2009 que conseguiu o 9º lugar no campeonato. Em 2012-2013 apesar de terminar em 11º lugar no campeonato, conseguiu alcançar os oitavos-de-final da Taça de Itália, sendo eliminado pela Juventus. Na temporada seguinte terminou o campeonato numa posição bem perto da descida para a Série B, ficando em 15º lugar.