Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Bulgária?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A equipa nacional de futebol da Bulgária nasceu em 1922 e passado um ano foi fundada a União Nacional de Futebol da Bulgária. O primeiro jogo disputado foi no dia 21 de Maio de 1924 em Viena contra a Áustria, jogo que perdeu por 6-0. A primeira vez que a Bulgária participou num Campeonato do Mundo foi em 1962 depois de vários anos sem conseguir qualquer apuramento. Também participou nos Campeonatos do Mundo de 1966, 1970 e 1974, no entanto, sem conseguir fazer boas prestações e passar da fase de grupos. Em 1968 a selecção da Bulgária conseguiu ganhar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos. Nos quartos-de-final venceram a Israel e nas meias finais conseguiram derrotar o México. Na grande final, apesar de todos os esforço a equipa acabou por ser derrotada pela Hungria, jogo que terminou 1-4.

No Campeonato do Mundo de 1986, a Bulgária conseguiu a qualificação e integrou o Grupo A com a Itália, Argentina e Coreia do Sul. O primeiro jogo foi frente à equipa italiana conseguindo um empate a uma bola. No segundo jogo a equipa búlgara conseguiu mais um empate a uma bola contra a Coreia do Sul. Frente a Argentina, acabaram por perder por 2-0. Feitas as contas, a Selecção da Bulgária terminou no 3º lugar com apenas dois pontos, mas conseguiu passar aos oitavos-de-final. Nesta fase, enfrentou o México, este que acabou por vencer o jogo por 2-0 e assim eliminou a equipa búlgara da competição.

Equipa da Bulgária em 2010

O dia 17 de Novembro de 1993 entrou para história do clube devido à vitória por dois golos frente à Selecção Francesa, permitindo assim à Bulgária qualifica-se para o Campeonato do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Integrou o Grupo D com a Nigéria, Argentina e Grécia. Perdeu o primeiro jogo por 3-0 frente à Nigéria, contudo, venceu por 4-0 a Grécia e 2-0 à Argentina. Terminou assim no 2º lugar do grupo, conseguindo seguir em frente na competição. Nos oitavos-de-final a equipa búlgara jogou contra o México. O jogo foi a grandes penalidades, depois de ficar empatado a uma bola aos 90 minutos. Nas grandes penalidades, a Bulgária foi mais forte e acabou por vencer por 1-3. Nos quartos-de-final a equipa búlgara enfrentou a grande Alemanha e os então campeões mundiais. No entanto, e para surpresa de todos a Bulgária conseguiu vencer o jogo por 2-1, eliminando assim a Alemanha do Mundial. Desta forma, conseguiu chegar às meias-finais, sendo este o melhor resultado da equipa em todos os mundiais em que participou, e jogou contra a Itália. Nesse jogo, e apesar de todos os esforços da equipa, a equipa italiana acabou por sair vencedores por 2-1. A Bulgária fez o seu último jogo a contra para o terceiro lugar da competição, jogando frente à Suécia, esta que acabou por vencer o jogo por 4-0. Ainda assim, foi uma excelente participação da equipa búlgara, conseguindo vencer a grandes equipas e mostrando a qualidade e o valor que tem.

A Selecção Nacional da Bulgária qualificou-se pela primeira vez em 1996 para o Campeonato da Europa. Integraram o Grupo B com a França, Espanha e Roménia. O primeiro jogo foi frente à equipa espanhola que terminou empatado por uma bola mas no segundo jogo conseguiu uma vitória por 1-0 contra a Roménia. No último jogo da fase de grupo a equipa búlgara jogou contra a França, este que venceu por 3-1. Feitas as contas a Bulgária terminou no terceiro lugar com quatro ponto, não seguindo em frente na competição. A equipa conseguiu a qualificação para o Campeonato do Mundo de 1998, mas as suas prestações não foram as melhores e ficaram o último lugar do grupo sendo por isso eliminados da competição. Para o Campeonato da Europa do ano 2000, a Bulgária ficou num grupo de qualificação muito difícil mas ainda assim conseguiu um empate histórico contra a Inglaterra. No entanto, nos outros jogos a Bulgária não conseguiu ser superior, não conseguindo por isso a qualificação.

Equipa da Bulgária em 2012

A Bulgária conseguiu qualificar-se para o Campeonato da Europa de 2004, em Portugal, e integrou o grupo C com a Suécia, Itália e Dinamarca. O primeiro jogo foi bastante decepcionante, perdendo por 5-0 contra a Suécia. Depois perderam novamente contra a Dinamarca por 2-0. e No último jogo, perderam uma vez mais por 2-1 contra a Itália. Sendo assim e sem conseguir arrecadar nenhum ponto, a equipa da Bulgária foi eliminada da competição. Os anos seguintes não foram fáceis para a equipa búlgara. Não conseguiu qualificar-se para nenhuma competição internacional e poucos foram os jogos que conseguiu vencer. Para o Europeu 2012 a equipa começou as eliminatória sob o comando de Lothar Matthäus mas os resultados não foram suficientes para conseguir a qualificação e o treinador acabou mesmo por ser dispensado. Muitas foram as derrotas que a equipa sofreu terminando no último lugar do grupo depois da derrota por 1-0 contra o País de Gales com apenas 3 golos marcados em toda a qualificação. Para o Mundial de 2014, realizado no Brasil, a Bulgária lutou bastante mas não conseguiu uma vez mais qualificar-se.