Sugerir atualização
Tem mais informação sobre BSC Young Boys?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Stade de Suisse copy
Stade de Suisse
  • País: Suíça
  • Cidade: Bern
  • Capacidade: 32.000

Ver ficha

O Football Club Young Boys foi fundado a 14 de março de 1898 pelos quatro irmãos Max, Oscar Schwab, Hermann Bauer e Franz kehrli que estudavam na Universidade de Berna. O primeiro jogo da equipa terminou numa vitória sobre o FC Viktoria a 17 de Junho de 1898. O primeiro jogo oficial aconteceu a 29 de Junho do mesmo ano contra o Grünau Institute. Nos primeiros anos da sua história o clube alcançou um grande sucesso. Em 1903 venceu bastantes jogos conseguindo venceu o campeonato da liga central. Em 1945 depois do fim da segunda guerra mundial o Young Boys venceu a Taça da Suíça. Nas duas temporadas seguintes o clube caiu para a Liga Nacional B onde jogou três temporadas até que voltou para o maior campeonato do país. 

O clube conseguiu vencer por quatro vezes consecutivas o campeonato nacional – Super Liga em 1957, 1958, 1959 e 1960. Durante este tempo, o Young Boys tornou-se um dos clube mais bem sucedidos do futebol Europeu. Venceu a Taça da Suíça em 1953 e em 1958, conseguindo em tão pouco tempo alcançar vários troféus. Nos anos seguintes o clube foi conseguindo fazer algumas boas exibições mas não teve um desempenho espectacular como já antes o tinha demonstrado. Na temporada 1974-1975 o clube conseguiu ser vice-campeão suíço. Depois de vários anos sem conseguir vencer um único título e depois das várias mudanças de treinador e de jogadores, em 1984 foi contratado Alexander Mandziara mas no seu ano de estreia só conseguiu levar a equipa até ao 9º lugar. Contudo, em 1985-1986 o Young Boys conseguiu vencer a Super liga, sagrando-se o grande campeão da Suíça.

Em 1987 o clube venceu novamente a Taça da Suíça derrotando na final o FC Servette Geneva por 4-2. Nos meados dos anos 90 o clube começou a ter problemas financeiros e em 1997 acabou por cair para a Liga Nacional B. Esta descida foi apenas por uma temporada, pois o clube conseguiu terminar no 1º lugar e retornar à Super Liga. Na temporada seguinte o clube começou bastante bem mas depois vieram sucessivas derrotas que levou o Young Boys para o fundo da tabela. A juntar a este grande fracasso, o clube estava muito perto da falência. Contudo uma sociedade de investimento salvou o clube da ruína apesar da dívida ser gigantesca. O Young Boys não se deixou ir a baixo, lutou bastante para estar no topo da tabela e conseguiu a promoção para a primeira divisão.

Em 2003-2004 o clube conseguiu terminar no excelente 2º lugar da Super Liga e na temporada seguinte, os resultados não foram tão bons mas terminou no 4º lugar. Na temporada 2009-2010 o Young Boys foi vice-campeão terminando a três pontos do FC Basel. Na temporada seguinte terminou o campeonato no 3º lugar, resultado este que voltou a conseguir em 2011-2012. Durante estes anos, foram várias vezes que o clube conseguiu participar na Liga Europa, contudo, os resultados nunca foram os melhores, não conseguindo ser superior às outras equipas europeias. Na temporada 2012-2013 os resultados não foram tão bons, terminando no 7º lugar. Na temporada seguinte, a equipa melhorou as suas prestações conseguindo voltar ao topo da tabela, terminando no excelente 3º lugar.