Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Botafogo-SP?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio-Santa-Cruz
Santa Cruz
  • País: Brasil
  • Cidade: Ribeirão Preto
  • Capacidade: 50.000

Ver ficha

O Botafogo Futebol Clube, habitualmente reconhecido como Botafogo-SP por ser do estado de São Paulo, tem origem em três equipas de Ribeirão Preto, o Ideal Futebol Clube, o União Paulistano e o Tiberense que decidiram unificar-se de forma a tornarem-se mais fortes. Esta decisão aconteceu no ano de 1918 e contou também com o apoio de trabalhadores dos caminhos de ferro e da fábrica de cerveja Antarctica Paulista.

O primeiro jogo do clube aconteceu ainda no ano de fundação tendo defrontado e vencido o Esporte Clube Fulgêncio por 1-o. O primeiro título do Botafogo-SP surgiria apenas já bem dentro do século 20, em 1927 quando alcançaram o título de campeões do interior. Nova conquista surgiria apenas em 1956 com a conquista da Série A2 do Campeonato Paulista que lhes concedeu pela primeira vez o acesso ao principal escalão de futebol daquele estado brasileiro.

Manteriam-se então na Série A do Campeonato Paulista até 1993, tendo-se destacado durante este período uma digressão pela Argentina, em 1962, onde o Botafogo venceu por 9 vezes, empatando 3 e perdendo duas em 14 jogos realizados. Em 1993 oBotafogo foi então despromovido do Campeonato Paulista pela primeira vez desde a subida em 1956 e tudo aconteceu devido à reestruturação que a prova sofreu naquele ano, passando então a ser disputada apenas por 16 equipa em vez de 30.

No entanto, duas temporadas bastaram para que o Botafogo regressa-se para junto dos grandes e em 1996 a equipa de Ribeirão Preto voltou a jogar na Série A do Campeonato Paulista, ainda que por apenas mais duas temporadas. Em 1999 o Botafogo enfrentou uma nova despromoção, mas mais curta que a primeira, visto que o Botafogo alcançou o seu 2º título da Série A2 Paulista logo na primeira temporada para em 2001 voltar ao principal escalão do Campeonato Paulista e para surpreender. Neste ano o Botafogo terminou na 4ª posição da prova que lhe deu acesso à fase de discussão do título onde alcançaram mesmo a final, tendo perdido para o Corinthians, sagrando-se assim vice-campeões.

Ainda assim esta boa fase durou apenas por mais duas temporadas, tendo o clube voltado a ser um dos elos mais fracos em 2003, o que lhe valeu de novo um lugar na Série A2. No entanto o mau momento do Botafogo não iria terminar por aqui. Em 2005, devido à utilização indevida de jogadores no campeonato a Federação Paulista de Futebol condenou a equipa à descida à Série A3.

O Botafogo iria subir à Série A2 logo no ano seguinte, ao sagrar-se vencedor da A3, mas ainda assim o regresso à elite paulista aconteceu apenas em 2009. No ano de regresso o Botafogo garantiu a manutenção apenas com um 15º lugar, o que não deu segurança ao adeptos mas a equipa parece esforçar-se para se manter naquele campeonato onde ainda compete na temporada de 2013.