Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Borussia Dortmund?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio Signal Iduna Park
Signal Iduna Park
  • País: Alemanha
  • Cidade: Dortmund
  • Capacidade: 80.645

Ver ficha

O Ballspiel-Verein Borussia 1909 e. V. Dortmund foi fundado a 19 de Dezembro de 1909 por um grupo de jovens, maioritariamente polacos e protestantes. O clube viveu os primeiros anos na sombra dos grandes da altura como o Bayern de Munique e o Schalke 04. Durante a Segunda Guerra Mundial o clube atravessou um período de liderança nazi, o que resultou na execução de alguns funcionários do clube que optaram por resistir as forças nazis.

O primeiro título de relevo do clube surgiu já depois do fim da guerra, em 1956 quando venceu pela primeira vez o antigo campeonato alemão  repetindo o feito, no ano seguinte e em 1963, seguido da Taça da Alemanha em 1965. Em 1966 tornou-se o primeiro clube alemão a chegar ao topo da Europa ao vencer a Taça das Taças numa final frente ao Liverpool.

Depois de conseguir o grande feito de ser o primeiro clube alemão a vencer uma prova europeia o Borussia entrou numa fase menos bem conseguida, atravessando uma crise de resultados nas décadas de 70 e 80, quando chegou mesmo a ser rebaixado à segunda liga alemã.

Em 1989 o clube conquistou o seu primeiro troféu em 23 anos ao vencer a Taça da Alemanha. Com o clube já encaminhado, Ottmar Hitzfeld tomou as rédeas da equipa e pouco tempo foi necessário para que o Dortmund voltasse à ribalta. Logo em 1995 apareceram os primeiros resultados com a conquista do título de campeão alemão. O triunfo repetiu-se no ano seguinte, e em 1997 a conquista da Champions e do Mundial de Clubes levou o clube de novo ao topo europeu e garantiu ao técnico o prémio de melhor treinador do mundo do ano de 1997.

Depois de passar pela melhor fase da sua historia onde grandes investimentos no estádio e no plantel foram feitos, o clube conquistou a Bundesliga em 2002 e em mais um período de crise, sendo obrigado a vender muitos dos seus melhores jogadores, o que rebaixou o clube perante os seus principais adversários.

Finalmente em 2007 o clube recuperou e estabilizou a sua condição financeira e logo no ano seguinte essa estabilidade foi transmitida para dentro de campo e o clube chegou à final da Taça da Alemanha e à Supertaça, perdendo a primeira e vencendo a segunda frente ao colosso Bayern de Munique.

Estas pequenas conquistas podiam na altura ter sido consideradas como um aviso para a temporada 2010/2011 quando o BVB entrou com o pé direito no campeonato e fez uma primeira volta irrepreensível, com 15 vitorias, 1 empate e 1 derrota em 17 jogos, o melhor resultado de sempre numa volta da Bundesliga, colmatado com o facto de nunca ter perdido fora durante toda a época. Nesta época o Borussia conquistou ainda a Taça da Alemanha e voltou a participar numa competição europeia.

A época de 2011/2012 revelou-se apenas mais um passeio para esta reestruturada equipa que não teve dificuldades em afastar o Bayern de Munique da corrida à Bundesliga e revalidar o título, o que lhes garantiu mais uma qualificação para a Champions, e com estrelas em ascensão no plantel como Lewandowski, Marco Reus e Ikay Gundogan, o Dortmund é considerado um dos favoritos à vitoria na Liga dos Campeões ao lado de gigantes como Real Madrid e Barcelona.