Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Bolívia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Seleção Boliviana de Futebol representa a Bolívia nas competições internacionais da FIFA e da CONMEBOL. Fundada em 1925, filiou-se a estas duas associações de futebol logo em 1926, sendo também este o ano da sua primeira partida que aconteceu frente ao Chile, em Santiago, capital chilena.

A primeira participação da Bolívia num Campeonato do Mundo aconteceu logo em 1930, na primeira edição da prova no Uruguai. No entanto a Bolívia não necessitou de disputar qualquer pré-fase para participar neste campeonato pois fora convidada, ficando então classificada no 12º posto entre 13 equipas. A segunda participação da equipa num Mundial aconteceu em 1950, mais uma vez por convite, acabando por ser protagonista da maior goleada sofrida na prova, ao perder 8-0 diante do Uruguai que acabaria por se tornar campeão. Em 1963 o país recebeu a Copa América, e como anfitriã a Bolívia disputou a prova tendo um desempenho bem melhor neste campeonato do que nos anteriores, conquistando mesmo o título de campeão depois de somar 5 vitórias e um empate em 6 partidas.

Depois deste título a equipa apagara-se um pouco, não se conseguido classificar para nenhum Campeonato do Mundo e nunca ultrapassando a primeira fase da Copa América até 1994, ano em que volta finalmente a marcar presença num mundial, sendo desta feita por mérito próprio. Depois desta seguiu-se a presença nos quartos de final da Copa América em 1995 e, em mais uma Copa América sediada pela Bolívia em 1997 os bolivianos voltaram a exibir-se a alto nível caindo somente na partida final diante do Brasil.

Feita mais uma boa prestação a Seleção Boliviana de Futebol voltou a afastar-se dos grandes palcos, qualificando-se para as primeiras fases da Copa América no entanto sem nunca as ultrapassar, enquanto que no Campeonato do Mundo não voltou a marcar presença.