Sugerir atualização
Tem mais informação sobre BK Hacken?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O BK Hacken foi fundado por um grupo de jovens em 1940. O objectivo do clube sempre foi participar no campeonato nacional da Suécia e chegar à grande primeira divisão. Começou por um dos escalões mais baixo e à medida que os anos foram passando foi subindo na pirâmide do futebol sueco. Em 1950 o clube conseguiu vencer a quarta divisão e no ano seguinte ganhou a terceira divisão. Em 1953 o BK Hacken esteve muito perto de subir à grande primeira divisão, no entanto, foi derrotado pelo Kalmar FF, não conseguindo assim a promoção. Em 1954 o clube entrou numa péssima fase e terminou no fundo da tabela, caindo para a terceira divisão. Os anos 60 foram um período negro na história do clube, não só pelos maus resultados mas também devido aos problemas financeiros. Nos anos 70 os resultados não foram melhores, bem pelo contrário. O BK Hacken chegou mesmo a jogar na quinta divisão. Foi só na temporada 1977-1978 que o clube alcançou um bom resultado que lhe deu acesso à segunda divisão.

Foi nos anos 80 que o BK Hacken conquistou a segunda divisão e se qualificou para um lugar na primeira divisão. Contudo, acabou por perder frente ao IF Elfsborg perdendo assim o direito. Durante estes anos o clube conseguiu subir pela primeira vez à primeira divisão mas esta subida foi apenas por uma temporada. O clube não conseguiu ser superior às restante esquipas terminando no último lugar da tabela. Nos anos 90 conseguiu novamente subir à primeira divisão e desta vez permaneceu por várias temporadas. Em 1993 conseguiu mesmo terminar no 6º lugar da primeira divisão. Contudo, na temporada seguinte os resultados não foram bons caindo para a segunda divisão. Esta descida foi apenas por uma temporada já que alcançou bons resultados e retornou à primeira divisão.

BK Häcken 2008

Equipa do BK Häcken em 2008

Com a entrada do novo milénio, o BK Hacken continuou com grande instabilidade subindo e descendo várias vezes da segunda para a primeira divisão. Em 2004 conseguiu vencer a segunda divisão e garantiu assim um lugar na primeira divisão. Na temporada seguinte o clube fez novas contratações e terminou no óptimo 8º lugar ficando longe de qualquer descida. Em 2006 a temporada foi muito mais dificil. O BK Hacken não alcançou bons resultados e acabou por descer para a segunda divisão. Voltou para a primeira divisão em 2009 alcançando um excelente resultado, o 5º lugar na tabela. Desde então que o clube se tem mantido e bem na primeira divisão. Em 2012 conseguiu um dos melhores resultados de sempre ao terminar o campeonato no 2º lugar. Na temporada seguinte terminou no 10º lugar mas em 2014 conseguiu melhorar tendencialmente as suas prestações acabando o campeonato no 5º lugar.