Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Bélgica?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Apesar da fundação da equipa nacional da Bélgica datar de 1985, o primeiro jogo oficial desta aconteceu apenas em 1904, frente à França. Esta foi uma altura pré-FIFA, em que ainda eram impostas poucas restrições às equipas nacionais, pelo que nesta primeira partida que terminou empatada a 3 bolas, a Bélgica contava com alguns jogadores de outras nacionalidades, principalmente ingleses, nos seus quadros.

Ainda no ano de 1904, a Bélgica foi, juntamente com outras 7 equipas, uma das seleções a dar origem à FIFA. Ainda assim, mesmo depois de se ver obrigada a abdicar dos estrangeiros que tinha no seu plantel a Bélgica continuou forte, não demorando muito a ser apelidada de “Red Devils”, principalmente depois de vitórias gordas frente a equipa conceituadas como a França (5-0) ou a Holanda, pelo mesmo resultado. Esta série de boas exibições manter-se-ia até à conquista dos Jogos Olímpicos de Verão em 1920.

A partir deste título a equipa nacional belga perdeu o protagonismo que vinha a ter no futebol mundial, mantendo-se no entanto como uma forte equipa de segunda linha capaz de causar dificuldades e até mesmo surpresas a qualquer adversário. Apesar de nunca se chegar às classificações cimeiras, a Bélgica foi também uma das equipas presentes na primeira prova do Mundial de Futebol FIFA, que se realizou no Uruguai em 1930, bem como nas duas seguintes em 1934 e 38.

equipa nacional belga

Equipa Nacional da Bélgica na Fase de Qualificação para o Mundial’14.

No final da década de 30 a equipa entrou então numa fase de maior declínio, chegando aos anos 80 com apenas mais duas participações no mundial de futebol (1954 e 1970). No entanto, durante a década de 70 já se começaram a notar algumas melhorias na equipa, primeiro com a participação no mundial’70 no México e dois anos depois ao atingir o 3º lugar na prova de estreia no campeonato da Europa em que foram anfitriões. Este boa fase do futebol belga levaria então a equipa à primeira final da sua história que aconteceu no Europeu’80 quando foram derrotados pela Alemanha Ocidental, ficando assim remetidos ao 2º lugar. Depois desta seguiu-se aquela que é considerada por muitos a melhor campanha internacional de sempre da Bélgica. Isto aconteceu na prova do Mundial de Futebol’86 em que os belgas conquistaram, no México, um gratificante 4º lugar, deixando na sua frente apenas Argentina, Alemanha Ocidental e França, precisamente por esta ordem. Esta foi então a segunda de seis qualificações consecutivas da Bélgica para o Campeonato do Mundo num período de ouro entre 1982 e 2002 onde apenas no Mundial’98 foram afastados logo na fase de grupos. Após esta prova muitos dos jogadores que vinham ajudando a equipa decidiram retirar-se do futebol internacional deixando assim a equipa desfalcada de qualidade e principalmente experiência, o que fez com que a equipa não mais se voltasse a classificar para uma prova internacional.

Actualmente a equipa nacional belga já se encontra composta por belíssimos jogadores, desde os exímios tecnicistas aos possantes centrais, praticamente todos a representar equipas de topo que lutam pelos seus respectivos campeonatos, como é o caso do Chelsea, Manchester United ou Manchester City onde actuam Eden Hazard, Fellaini e o capitão Kompany, respectivamente. Estes são apenas três exemplos do tipo de jogadores que fazem o plantel belga nos dias de hoje, tendo como objectivo comum apagar da memória dos adeptos as más campanhas realizadas pela equipa no séc. XXI.