Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Belenenses?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio do Restelo
Estádio do Restelo
  • País: Portugal
  • Cidade: Belenses
  • Capacidade: 19.980

Ver ficha

O Clube de Futebol Os Belenenses foi fundado em 1919 na cidade de Lisboa e foi nos seus primeiros tempos de vida um dos grandes clubes de Portugal. Sendo uma das equipas de topo do futebol português no início do séc. XX, o Belenenses foi sempre um forte candidato ao título, tendo conquistado o Campeonato de Portugal por 3 vezes enquanto amador.

O Belenenses começou a estabelecer a sua imagem como um dos mais bem sucedidos portugueses em 1926, sete anos após a sua fundação, o Belenenses já atingia a final do Campeonato de Portugal que na altura era disputado com um formato de eliminatórias. Ainda assim o clube não venceu a primeira final que disputou, tendo os adeptos que esperar mais um ano depois da presença na final para poderem festejar o título de campeões de Portugal num jogo em que o Belenenses derrotou o Setúbal por 3-0. Depois deste seguiram-se os campeonatos de 1929 e o de 1933, mesmo antes da criação da actual Primeira Liga Portuguesa.

belenenses vs real cartaz

Cartaz do jogo de inauguração do Estádio Santiago Barnabéu entre Real Madrid e Belenenses.

A partir de 1934 o clube passou a disputar a Primeira Liga e era, a par com os três grandes (Sporting, Porto e Benfica), um dos clubes de topo do futebol nacional mas apenas conseguiu firmar esse estatuto de forma mais vincada em 1945, quando terminou a Primeira Liga um ponto à frente do Benfica para conquistar o título de campeão nacional. O Belenenses tornou-se assim no primeiro clube, que não Sporting, Benfica ou Porto, a conquistar o campeonato nacional. O mérito dos belenenses foi reconhecido no resto da Europa, especialmente em Espanha, para onde o clube foi convidado em 1947 pelo Real Madrid para a inauguração do mítico Santiago Barnabéu.

Em 1954/55 o Belenenses volta a estar perto do título mas acaba por ficar relegado ao segundo lugar, deixando escapar o título para o Benfica. Na década seguinte, em 1961, o clube torna-se no primeiro português a participar na Taça UEFA, no entanto sem grande êxito pois o Belenenses ficaria de fora da prova depois da primeira eliminatória onde defrontou o Hibernian, empatanto 3-3 no Restelo para depois perder por 3-0 na Escócia.

Apesar das glórias e de vitórias a nivel internacional contra equipas como o Barcelona, o Bayern de Munique, o Mónaco ou o Borussia Dortmund, o Belenenses não viu o seu futebol prosperar nos tempos modernos, com o primeiro revés na história do clube a acontecer na temporada 1981/1982 quando o clube é, pela primeira vez na sua história despromovido para a segunda divisão nacional, ficando por lá durante mais dois anos.

Regressados à Primeira Liga o clube demora apenas dois anos a atingir a final da Taça de Portugal, apesar de não a conseguir conquistar nesta oportunidade. Na época de 1988/89 o Belenenses alcançou novamente a final da Taça, sagrando-se desta vez pela terceira ocasião na sua história como vencedor da Taça de Portugal. No entanto as dificuldades do clube em manter-se na Primeira Liga continuaram a ser notadas, acabando o clube por ser despromovido novamente em 1991.

A passagem pela segunda liga revelou-se curta, de apenas uma época, com o clube a regressar ao campeonato principal logo em 92. Este cenário repetiu-se novamente em 1998, quando o clube desceu novamente de divisão para alcançar a promoção logo no ano seguinte.

belenenses campeão nacional

Recorte de Jornal de 1946 – ano em que o Belenenses se sagrou campeão nacional.

O Beleneses está então de novo na Primeira Liga, mas não mais nos lugares cimeiros, sendo agora um clube do meio da tabela que luta mais pela manutenção do que pelos lugares de acesso às competições europeias. Na temporada 2006/2007 o clube alcança novamente a final da Taça de Portugal, feito que não conseguia há quase 2o anos, mas o Sporting, agora já com um futebol bem mais desenvolvido do que nos primórdios das competições portuguesas, não deu azo a surpresas, vencendo a equipa do Restelo por 1-0. O Belenenses terminou então esta temporada desportiva com 1900 partidas disputadas em toda a sua história, com um total de 811 vitórias e 445 empates, o que em forma pontual significa 2197 pontos conquistados.

No entanto as prestações na liga dos Azuis do Restelo não melhoraram, pelo que na temporada 2008/09 a equipa terminou nos lugares de desclassificação, sendo salva por um castigo imposto ao Gil Vicente que assim desceu no seu lugar. Mas a sorte do Belenenses não duraria muito mais tempo, sendo efectivamente despromovido logo na temporada seguinte, deixando a Primeira Liga desfalcada de um grande nome do futebol nacional.

O Belenenses viu-se então remetido ao segundo escalão do futebol nacional e desta vez a promoção não iria ser tão fácil de alcançar como nas despromoções anteriores em que o clube subira de divisão logo na temporada seguinte à despromoção. Os homens do Restelo ficaram na Segunda Liga até à temporada 2012/13, quando conquistaram pela primeira vez na sua história o título de campeões da II Liga Portuguesa.

O clube encontra-se agora a disputar a Primeira Liga, tendo como objectivo bem definido uma manutenção segura. Veremos que surpresas nos dá este histórico do futebol português.