Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Beira-Mar?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

municipal aveiro
Municipal de Aveir
  • País: Portugal
  • Cidade: Aveiro
  • Capacidade: 30.970

Ver ficha

O Sport Clube Beira-Mar apenas foi criado em 1922, mas já desde algum tempo que alguns jovens aveirenses, depois de uma estadia nos Estados Unidos, partilhavam a vontade de praticar o desporto que os tinha cativado no estrangeiro. Finalmente em 1922 a ideia acabou por ser aceite pela população da beira-mar e os primeiros jogos começaram a ser disputados num armazém piscatório pertencente a João da Cruz Moreira, que acabaria por ser o sócio nº1 do clube.

Durante dois anos o clube teve um direcção um tanto ou quanto “tosca”, já que apenas em 1924 foi convocada a primeira assembleia geral onde ficaram definidos os estatutos directivos.

Sempre em campeonatos secundários, o Beira-Mar começou a fazer frente ao seu principal rival – Sporting Clube de Espinho – na época de 1928/1929, quando venceu o campeonato regional. No mesmo ano de 1928 o clube faria a sua primeira deslocação internacional, deslocando-se ao país vizinho para defrontar o Desportivo Guardez, na Galiza. Apesar da pesada derrota por 4-1, a imprensa espanhola destacou a exibição dos aveirenses, dizendo mesmo que o resultado teria sido avultado demais.

Nestes anos iniciais o clube enfrentou algumas dificuldades financeiras, e em 1934 recebeu mesmo uma ordem de despejo por não ter pago a renda da sede. Felizmente para o Beira-Mar, a população estava orgulhosa do seu clube e num acto de solidariedade, a actual renda não só foi liquidada como a sede mudaria também para um espaço maior, com mais condições, e inevitavelmente, com um preço mais elevado.

Em 1940, devido ao contínuo crescimento do clube, a direcção viu-se necessitada de um espaço ainda maior, mudando-se assim para uma zona mais central da cidade. Mais tarde, em 1965, um incêndio deflagrou no edifício, mas mais uma vez, com um grande apoio da população, o clube saiu por cima das dificuldades.

Finalmente no ano de 1971 o clube viria a chegar e a fixar-se na segunda liga.

A 2 de Junho de 1991 chegaria o primeiro momento alto da equipa, no estádio do Jamor, jogaria com o FC Porto para a final da Taça de Portugal, que viria a perder, após prolongamento, por 3-1. Ainda neste ano o clube alcançava a sua melhor classificação de sempre na Primeira Liga, atingido um honroso 6º lugar.

Entretanto, apesar de ter chegado à Primeira Liga, nunca conseguiu realmente fixar-se, andando desde aí, e até aos dias de hoje, num constante sobe e desce de divisão.

Apesar das irregulares presenças no principal campeonato nacional, na época de 98/99, a equipa viria a vencer, frente ao Campomaiorense, a primeira e única final da Taça de Portugal na sua história. Irónicamente, neste mesmo ano, o clube vê-se mais uma vez despromovido para a segunda liga.

Nos dias de hoje o Sport Clube Beira-Mar, apesar de adquirido pelo magnata iraniano Majid Pishyar em 2011, não consegue fixar-se junto dos grandes do futebol português e periodicamente enfrenta passagens pela segunda liga. Tal como no campeonato, na taça também não é um forte concorrente, acabando sempre por ser eliminado nas primeiras eliminatórias.