Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Bayer Leverkusen?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Bayarena
BayArena
  • País: Alemanha
  • Cidade: Leverkusen
  • Capacidade: 30.210

Ver ficha

O Bayer 04 Leverkusen foi fundado em 1904 pela reconhecida produtora de medicamentos, a Bayer Company, com o intuito de angariar alguns fundos para a fabrica, inicialmente com o nome de TSV Bayer 04 Leverkusen e.V. Em 1928 o clube separou-se da Bayer Company e nasceu assim o Sportvereinigung Bayer 04 Leverkusen.

Na época de 36 o clube chegou à Segunda Liga Alemã, e finalmente em 1951 alcançou a Primeira Liga da Alemanha Ocidental, onde se manteve até 1956. O Bayer desceu para a Segunda Divisão na época de 57 e por la ficou ate 1980, contando ainda com uma breve passagem de uma temporada na terceira liga, em 1974.

Depois de consolidar o seu lugar na primeira liga, em 1988 o clube venceu a Taça UEFA depois de uma final a duas mãos com o Espanyol que acabou por ser decidida nas grandes penalidades depois de uma vitoria por 3-0 em cada um dos jogos para cada uma das equipas.

Neste mesmo ano Rainer Calmund foi eleito presidente do Bayer Leverkusen e garantiu a contratação de nomes como Bernd Schuster  que se tornariam grandes ídolos para os adeptos do clube. Na temporada de 1993/1994 o Bayer venceu o primeiro titulo nacional, com a conquista da Taça da Alemanha. Em 1996 o clube viu-se novamente remetido à Segunda Liga Alemã, e quando voltou a subir, Calmund voltou a garantir mas contratações de renome, como Michael Ballack, Lúcio e Zé Roberto.

Com um plantel dotado de qualidades, o Bayern alcançou a sua melhor fase na viragem de século, quando conseguiu três segundos lugares na Bundesliga, em 98, 99 e 2000.

A época de 2002/2003 revelaria-se a melhor de toda a historia do clube, com o Bayer a chegar à final da Liga dos Campeões, que acabaria por perder para os Galácticos do Real Madrid, garantindo também mais um segundo lugar na liga.

Depois de se tornar o primeiro clube a chegar a uma final da Champions sem nenhum grande titulo nacional no seu palmares, o Bayer perdeu Ballack e Zé Roberto para o rival de Munique, o Bayern, e o ano em que podia ter ganho tudo tornou-se num ano de viragem, pois os bons resultados do clube desapareceram e apenas em 2010/2011 o clube voltou à ribalta ao tornar-se vice campeão alemão.

Apesar da escassez de títulos o Bayer Leverkusen continua a ser uma equipa a ter em conta em qualquer competição em que participe pela qualidade do seu plantel e raça dos seus jogadores que dão tudo pelo clube dentro das quatro linhas.