Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Bangu?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Moça-Bonita
Moça Bonita
  • País: Brasil
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • Capacidade: 9.564

Ver ficha

O Bangu Atlético Clube é uma equipa do Rio de Janeiro com fundação datada de 1904 por influência da comunidade trabalhadora britânica que trabalhava na Fábrica de Tecidos Bangu. Originalmente com o nome de The Bangu Atlethic Club disputou o seu primeiro jogo ainda naquele ano sendo no entanto derrotado por 6-0 pela já bem constituída equipa do Rio Cricket and Atlethic Association.

Em 1905 o Bangu esteve nas origens da Federação de Futebol do Rio de Janeiro mas a primeira vez que deu nas vistas foi apenas em 1916 quando conseguiu pela primeira vez um lugar no pódio da liga ao classificar-se na 3ª posição. Depois desta repetiriam-se mais duas 3ª classificações, a primeira em 1921 e a segunda dez anos depois, em 1931 quando a equipa já se preparava para o seu primeiro grande feito que viria a acontecer em 1933 com a vitória no Campeonato Carioca. Depois deste título o Bangu voltaria a passar despercebido até à década de 50, quando se classificação logo na primeira temporada em 3ª. Em 1951 classificam-se em 2º, classificação que repetiria em 1959 e, já na década de 60, em 64 e 65, que culminaria com o segundo título de campeão carioca em 1966.

Prestação como esta em que conquistaram o 2º título no campeonato do Rio de Janeiro em 1966 apenas se voltaria a repetir em 1985 quando o Bangu se apresentou em excelente forma quer no Campeonato Carioca quer na Série A do Brasileirão e foi segundo em ambas as competições perdendo para o Fluminense no estatal e para o Coritiba no nacional. Ainda assim esta 2ª posição na Série A valeu ao Bangu a primeira qualificação para a Taça Libertadores da América de 1986 onde, no entanto a sua prestação não foi a melhor, sendo eliminado ao fim de seis partidas com 4 derrotas e 2 empates.

Depois de disputar a sua primeira competição internacional oficial o Bangu ainda vence a Copa do Rio em 1987 ao derrotar o Vasco da Gama na final para então entrar numa maré negra, não voltando mais a fazer presença nos lugares cimeiros do Campeonato Carioca até ao novo século em 2002 quando alcançou um 3º posto. No entanto, o estado do clube não era de todo saudável pelo que no ano do seu centenário a equipa foi despromovida para a 2ª Divisão Carioca, por onde se manteve a competir até 2008 quando alcançou a promoção através do título.

De volta ao principal campeonato estatal o Bangu luta actualmente para se manter nesta competição tendo nos últimos anos alcançado apenas qualificação para a Copa do Brasil de 2011, após a 2ª posição na Taça do Rio, qualificação esta de que o Bangu abdicou devido às dificuldades financeiras que atravessava. Ainda assim, já em 2012 o clube volta ser 2º classificado na Taça do Rio, voltando a ter oportunidade para disputar mais uma Copa do Brasil em 2013. Desta vez o clube não desperdiçou e disputou mesmo a prova, tendo no entanto caído logo na primeira fase diante do Betim.