Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Azerbaijão?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Bakcell Arena
Bakcell Arena
  • País: Azerbaijão
  • Cidade: Baku
  • Capacidade: 15.000

Ver ficha

A equipa nacional do Azerbaijão, apesar da sua data de fundação remontar apenas a 1992, começou a disputar jogos bem mais cedo em 1912, antes da aglutinação do país à ditadura da URSS. Estes jogos aconteceram apenas com carácter amigável e eram disputados entre a selecção do Azerbaijão e alguns clubes do país vizinho – Geórgia. Aquando da tomada de posse do Azerbaijão pelo império russo a equipa deste país desapareceu, passando os seus jogadores a representar a selecção da URSS.

Foi então apenas em 1992, aquando da queda da URSS que o Azerbaijão passou a ter a sua própria e profissional equipa de futebol. O primeiro treinador da Selecção Nacional do Azerbaijão foi a antiga glória do país Alekper Mamedov que conduziu a equipa à sua primeira vitória de sempre frente à Georgia. Foi apenas depois disto, em 1994 que o Azerbaijão passou a ser reconhecido pela FIFA e pela UEFA, iniciando-se desde então a disputar as fases de qualificação para os campeonatos do mundo e da europa de selecções para onde nunca se conseguiu qualificar.

O melhor resultado do Azerbaijão aconteceu já na qualificação para o Euro 2012 frente à Turquia, quando os azeri venceram os turcos por 1-o, o que os elevou à 90ª posição do ranking da FIFA, a mais alta qualificação de sempre da selecção do Azerbaijão.