Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Avaí?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio Ressacada
Ressacada
  • País: Brasil
  • Cidade: Florianópolis
  • Capacidade: 17.537

Ver ficha

O Avaí Futebol Clube nasceu em 1923 fruto da paixão dos jovens de Florianópolis ao futebol que foi apadrinhada pelo comerciante Amadeu Horn que ofereceu às crianças equipamentos, bolas e chuteiras. O nome do clube foi inspirado na guerra travada entre as tropas paraguaias e a Tríplice Aliança em 1968 que ficou conhecida como Batalha do Avahy por ter acontecido junto a um riacho com este nome.

O clube foi então crescendo até à criação do Campeonato Catarinense que aconteceu em 1924 onde o Avaí se viria a tornar no primeiro campeão do estado de Santa Catarina. A supremacia do Avaí nos campeonato estatais manteve-se durante um longo período de tempo, tendo o clube alcançado mais 4 títulos até 1930. Depois do título alcançado neste ano o clube de Florianópolis perdeu algum do seu ímpeto atravessando assim um período de 12 anos sem conquistar qualquer título, quebrando este jejum apenas em 1942, quando começou a desenhar o tetra-campeonato que iria alcançar entre esta temporada e a de 1945.

Depois deste feito o clube atravessa mais um período negro, voltando a dar nas vistas novamente apenas em 1973, ano em que repete a conquista do campeonato e ganha, consecutivamente, uma oportunidade para se estrear na Série A do Brasileirão na a temporada 1974. Depois disto seguiu-se mais um título regional em 1975 e mais uma presença no principal escalão de futebol do Brasil. Até à conquista de mais um título do Campeonato Catarinense o Avaí ainda participaria na Série A por mais duas ocasiões, em 1977 e 1979. O título seguinte acontece já só no final da década de 80, mais precisamente em 1988, voltando a ser repetido apenas nove anos depois, em 1997, quando a vitória no campeonato estatal valeu ao clube a presença na Série C do Brasileirão em 1998.

Neste ano a equipa viria então a conquistar o primeiro título nacional de uma equipa de Santa Catarina, precisamente na Série C do Campeonato Brasileiro, que lhes vale a subida à Série B. Uma vez na Série B o Avaí aproveitou bem a oportunidade a fixou-se neste escalão do futebol brasileiro, tendo alcançado a promoção à Série A novamente em 2006, depois de um 3º lugar na Série B em 2005.

Na temporada de 2006 a equipa aparece em força no principal escalão de futebol brasileiro, classificando-se na 6ª posição final e assinando assim a melhor prestação de sempre naquela prova. Ainda neste ano de 2009 o Avaí repete a conquista do campeonato estatal que já não acontecia desde 1997. No entanto a boa prestação da equipa acabou por se revelar momentânea visto que logo na temporada seguinte terminariam no 15º posto da tabela. Ainda assim, neste mesmo ano o clube carimbou o bi-campeonato estatal, apagando desta forma a má prestação no nacional da mente dos adeptos.

No ano de 2011 acontece o previsto, com o Avaí a ser relegado à Série B, falhando também no Campeonato Catarinense, onde se viria a redimir em 2012 com mais um título conquistado. Desde então a equipa tem vindo a disputar a Série B do Brasileirão sendo uma das equipas habitualmente classificadas na metade superior da tabela.