Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Áustria?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Seleção Austriaca de Futebol nasceu em 1904, aquando da Federação Austriaca de Futebol, agregando-se em 1905 à FIFA. Muito influenciado pelos ingleses, o futebol austriaco cresceu e foi na década de 30 que alcançou os seus maiores feitos. Apesar de ter falhado a primeira edição do mundial de futebol em 1930, a Àustria qualificou-se para a edição de 1934 que se realizou na Itália, tendo logo na estreia nessa competição alcançado o 4º lugar depois de ser eliminada pela equipa anfitriã nas semi-finais e de ter perdido o play-off de discussão do 3º e 4º posto para a Alemanha. Ainda nessa década, em 1936 a Àustria conquistou o título de vice-campeã olímpica, ao atingir as finais dos Jogos Olímpicos de Verão, sendo derrotada pela Itália que ficou com o título de campeã.

Após ser vice campeã olímpica a equipa de futebol da Àustria desapareceu das competições, voltando a qualificar-se para um mundial apenas em 1954 quando se realizou na Suiça. A equipa reapareceu em grande forma tendo mesmo alcançado um resultado do qual ninguém estava à espera após a derrota por 6-1 que lhes foi imposta pela Alemanha Ocidental, os austriacos cairam para o play-off que decidia o 3º e 4º classificados onde enfrentaram e venceram o Uruguai por 3-1, garantido assim o 3º lugar na prova, a sua melhor prestação de sempre em provas oficiais.

Mais uma vez depois deste excelente resultado a Àustria voltaria a desaparecer dos palcos do futebol. A primeira aparição da Seleção Àustriaca após ser vice campeã olimpica aconteceu apenas em 1978 quando se qualificou para mais um Mundial. Esta qualificação foi repetida na edição seguinte da prova, mas em ambas as ocasiões a equipa foi eliminada na segunda fase do campeonato. Desde então, a Àustria qualificou-se apenas para mais dois mundiais (1990 e 1998) em sete possíveis, no entanto em nenhuma das ocasiões ultrapassou a fase de grupos. Quanto ao Campeonato da Europa a Àustria apenas esteve presente nesta prova uma vez, em 2008, quando a par com a Suiça foram anfitriões. No entanto a equipa não foi capaz de tirar vantagem do factor casa e ficou-se pela fase de grupos depois de conseguir somar pontos apenas no empate frente à Polónia, perdendo os restantes dois jogos, ambos por 1-o frente à Alemanha e à Croácia.