Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Áustria Viena?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O Áustria de Viena foi fundado em 1911 por dirigentes e jogadores de um clube já existente. Inicialmente com o nome de Wiener Amateur Sportvereinigung conquistou o seu primeiro título em 1924 e o segundo em 1926, ainda como clube amador, sendo estas as únicas conquistas do clube de Viena até os nazis invadirem a Áustria em 1938.

Quando Áustria foi dominada pelos nazis muitos dos jogadores, técnicos e dirigentes do clube foram exterminados, passando assim o clube por um mau bocado que perdurou até ao fim da guerra. Durante este período a vitória mais considerável para o clube foi o facto de ter conseguido manter o nome “Áustria”, sorte que muitos não tiveram.

Finalmente em 1949 o Áustria de Viena vence novamente o campeonato, feito que repete na temporada seguinte e três anos mais tarde em 1953. No entanto o clube passaria mais 7 anos sem conquistar qualquer campeonato, até que em forma de vingança, nas três primeiras temporadas da década de 60 o clube se torna tri-campeão austríaco.

Nos anos 70, mais precisamente em 1978, o Áustria atinge o auge como o maior clube do seu país com a presença na final da Taça dos Vencedores das Taças, de onde acabou por sair derrotado por 4-0 pelo Anderlech. No ano seguinte o clube atinge as semi-finais da Taça Europeia, actual Champions League, onde acabou derrotado pelos suecos do Malmo FC por 1-0. Em continuidade a estes bons resultados europeus o Áustria de Viena alcançou mais um semi-final na temporada 1983/83, desta vez na Taça dos Vencedores das Taças, onde acabou elimado pelo colosso Real Madrid com um agregado de 5-3.

O clube entrou nos anos 90 com o mesmo ímpeto das décadas anteriores, começando logo a vencer três campeonatos nacionais, de 1991 a 1993, tendo conquistado também três Taças da Áustria em 90, 92 e 94 e ainda quatro Supertaças consecutivas, de 1990 a 94. Após esta última conquista o clube entrou em declínio, desta vez devido a dificuldades financeiras que obrigaram à saída de vários jogadores fundamentais na equipa. Decorria então o ano de 1999 quando o maganata austro-canadiano Franck Stronach adquiriu o clube, alterando então o seu nome para FK Austria Memphis Magna e investindo em jogadores de maior calibre. Estas reestruturações valeram ao clube o título de campeão nacional na temporada 2002/03, 10 anos após o último campeonato conquistado.

austria wien 2014

Plantel do Áustria de Viena para a época 2013/14

No ano seguinte uma nova boa classificação valeu a qualificação do Áustria para a Taça UEFA da temporada 2004/05 onde atingiram os quartos de finais da prova acabando elimando pelos italianos do Parma nos penaltis. Durante o ano de 2005 Frack Stronach abandonou a cadeira do poder causando assim um abandono quase em massa dos principais atletas da equipa, mas ainda assim a o clube de Viena não fraquejou e na temporada 2005/06 conquistou o campeonato e a taça da Áustria.

Foi então na época 2006/07 que o Áustria começou a sentir maiores dificuldades terminando a temporada no 6º posto, tendo no entanto conquistado a Taça. No ano seguinte mais doze jogadores abandoram o clube, muitos transferidos para o novo clube do maganata ex dono do clube Franck Stronach. Estas profundas alterações na equipa baixaram a qualidade das suas exibições, pelo que só na mais recente temporada 2012/13 é que o Áustria voltou a conquistar o título de campeão nacional, o que lhes valeu a qualificação para os play-offs de acesso aos grupos da Liga dos Campeões onde defrontou e venceu o Dínamo de Zagreb, garantindo assim a presença na fase de grupos da prova milionária de 2013/14.