Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Austrália?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção Australiana de Futebol foi formada em 1922 com o objectivo de realizar uma digressão pela Nova Zelândia. Essa digressão não correu da melhor forma à equipa australiana que somou duas derrotas e um empate em 3 jogos. A localização geográfica da Austrália foi um forte entrave ao desenvolvimento do seu futebol, tendo a maioria dos seus jogos teor apenas amigável e contra selecções de baixo calibre como China, Nova Zelândia e África do Sul.

A primeira participação numa fase de qualificação para uma prova internacional oficial aconteceu apenas em 1966, e para ter acesso à prova que aconteceu na Inglaterra a Austrália teria apenas que disputar um jogo de play-off frente à Coreia do Norte. Devido à política de extrema já vivida naquele país, o jogo foi agendado no Cambodja que era um forte aliado político dos norte coreanos, pelo que os australianos reclamaram a mudança do local do jogo. Como este pedido por parte da Austrália não foi atendido pela organização do campeonato do mundo a equipa recusou-se a jogar, cedendo assim a qualificação directa à Coreia do Norte.

Depois de falhar a qualificação para o campeonato do mundo em 1966 e um 1970, frente a Israel, a Austrália conseguiu finalmente a presença numa fase final de um campeonato do mundo em 1974 na prova que teve lugar na Alemanha. Colocado no grupo 1 tendo como adversários a Alemanha Oriental, Alemanha Ocidental e o Chile, a Austrália não foi capaz de mais do que um empate frente aos sul americanos e duas derrotas frente às alemanhas, sendo assim eliminada da prova.

A Austrália não voltaria a conseguir a qualificação para a fase final de um mundial durante mais de 30 anos, até a prova regressar à Alemanha em 2006. Neste tempo intermédio a equipa continuou a disputar provas como a Taça da Oceânia onde alcançou o título de selecção campeã nas edições de 1980, 1996, 2000 e 2004.

No inicio de 2005 vários adeptos e membros da direção da Selecção Nacional Australiana decidiram que o melhor para a equipa seria abandonar a Confederação de Futebol da Oceânia e juntar-se à Confederação Asiática. Ainda durante esse ano a FIFA aprovou a mudança de associação da Austrália. No entanto esta alteração apenas pode acontecer após a realização do campeonato do mundo de 2006 devido ao facto de a fase de qualificação já estar em disputa.

Selecção Australiana de Futebol

Equipa da Austrália no Mundial da Àfrica do Sul.

Para o mundial 2006 a Austrália enfrentou inicialmente as Ilhas Salomão numa partida da qual o vencedor iria enfrentar o 5º classificado do grupo de qualificação sul americano. Depois de duas vitórias frente a esta modesta equipa, a primeira por 7-0 e a segunda por 2-1, a Austrália teve então que enfrentar o Uruguai. Claramente desfavorecida, a seleção australiana perdeu o primeiro jogo realizado em Montevidéu por 1-0. Na segunda mão, que teve lugar em Sidney a história foi outra. Com o AZN Stadium praticamente lotado os australianos realizaram um jogo de alto calibre e terminaram o tempo regulamentar a vencer o Uruguai por 1-0, resultado que empatava a eliminatória. Ainda assim a Austrália alcançaria a qualificação na marcação de pontapés de marca de grande penalidade após um prolongamento que terminou sem golos. Já na disputa da prova, a equipa australiana ficou colocada no grupo F juntamente com Brasil, Japão e Croácia. Com o estatuto de menos favorita, a Austrália conseguiu impor-se ainda assim ao Japão e á Croácia para terminar o grupo no 2º posto atrás do Brasil. Apesar desta posição não lhes dar acesso à fase seguinte da prova, e equipa foi por muitos aplaudida, deixando os seus adeptos orgulhosos do feito alcançado.

Depois do Campeonato do Mundo de 2006 a Austrália garatiu também a presença na edição seguinte da prova que se realizou na Àfrica do Sul em 2010. Para alcançar esta qualificação a Austrália teve primeiro que vencer o grupo da sua região para depois enfrentar vencer o Bahrain num play-off entre equipas da Oceânia e da Àsia. Uma vez qualificados o sorteio ditou a colocação dos australianos no mesmo grupo que Gana, Alemanha e Sérvia, onde não foram capazes de impor da mesma forma que tinham imposto em 2006, terminando assim na 3ª posição do grupo.

Actualmente a Austrália conseguiu já assegurar a sua participação no Mundial’14 que terá lugar no Brasil, ao qualificar-se na segunda posição do Grupo B da zona de qualificação asiática.