Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Atlético Sorocaba?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O Clube Atlético Sorocaba é um clube ecléctico cuja principal vertente até 1993, ano da adição do futebol ao clube, era o basquetebol feminino tendo mesmo sido uma equipa de sucesso nessa modalidade. O clube terminaria então em 1993 depois da saída das melhores atletas da equipa. Assim nasceu o futebol em Sorocaba. Devido às legislações da Federação Paulista de Futebol, a equipa teria que disputar os campeonatos amadores por três temporadas para poder depois entrar nas competições profissionais. Este entrave foi então resolvido com a fusão com o Clube Atlético Barcelona e o Estrada de Ferro com história mais antiga que o Clube Atlético Sorocaba.

Logo no primeiro ano a competir a equipa disputa a Segunda Divisão Paulista, alcançando de imediato a promoção à Série A3 do Campeonato Paulista. No entanto, depois deste inicio entusiasta, o clube entrou em crise passando a debater-se pela manutenção naquela divisão. Esta luta durou até ao final do séc. XX quando no ano de 2000 a Igreja da União, propriedade de um magnata Norte-Coreano, comprou o clube ficando então o próprio dono da instituição como presidente da equipa. Logo em 2001, no primeiro ano a competir com a nova direcção ao comando, a equipa atingiu a Série A2 do Campeonato Paulista, participando assim em 2002 na Série C do brasileirão. Nesta competição a equipa apresentou-se a alto nível, atingindo as fases finais, o que lhes vale então a participação na principal série do Campeonato Paulista.

No entanto o clube não conseguiu continuar a sua história da mesma forma que vinha fazendo, tendo então caído para as divisões inferiores do campeonato regional de São Paulo. Desde então, até ao regresso ao Campeonato Paulista na mais recente época de 2013, o único feito do Clube Atlético Sorocaba foi a conquista de uma Copa Paulista em 2008 onde venceu o Piracicaba com um agregado de 4:3.