Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Atlético Paranaense?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio da Baixada
Arena da Baixada
  • País: Brasil
  • Cidade: Curitiba
  • Capacidade: 43.000

Ver ficha

O Clube Atlético Paranaense é fruto da união do Internacional Futebol Clube e do América Futebol Clube que aconteceu em 1924 na cidade de Curitiba, capital estatal do Paraná. Com inicio de actividade fulgurante, devido à entrada de jogadores já experientes vindos do América e do Internacional, o Atlético venceu de imediato o Campeonato Paranaense em 1925. Depois do primeiro título seguiram-se 3 temporadas a qualificar-se na 2ª posição que terminaram apenas com a conquista do bi-campeonato nos anos de 1929 e 1930.

A qualidade da jovem equipa do Atlético Paranaense continuou visível nos anos que se seguiram com a conquista dos títulos de campeão do Paraná em 1934 e em 1936, neste último ano sem sofrer qualquer derrota. Daqui em diante seriam o Atlético, o Coritiba e o Ferroviário a assumir o controlo do Campeonato Paranaense, sendo o Atlético mais forte que os adversários nas temporadas de 1940, 1945 e 1949. Nesta última temporada a equipa de Curitiba somou 11 partidas consecutivas a marcar mais de 4 golos por jogo. Este feito valeu à equipa, e em especial ao plantel de 1949, a alcunha de “Furacão” como ainda nos dias de hoje o clube é conhecido.

No entanto, depois deste ano alucinante, as performances da equipa viriam a perder rendimento pelo que o clube apenas volta a conquistar o título em 1958. Depois de mais um título a equipa volta a perder ímpeto e em 1967, as más exibições conjugadas às más condições financeiras fizeram a equipa ser despromovida à segunda divisão estatal, para voltar ao principal Campeonato Paranaense em 1968, com uma motivação especial e renovada que os conduziria a mais um título estatal em 1970. Depois deste título seguiram-se 12 longos anos de seca que viriam apenas a ser interrompidos em 1982, sendo o título repetido em 1983, selando assim o segundo bi-campeonato da história do Atlético Paranaense.

Durante a década de 80 o Atlético ainda viria a conquistar mais três títulos do Campeonato Paranaense, em 85, 88 e 90. No entanto, na década de 90 foi o Paraná Clube que assumiu maior favoritismo no campeonato do Parané, pelo queo Atlético chegou a 1995 a competir na Série B do Brasileirão, alcançando a subida através do título desta série em 1995, sendo este o primeiro título nacional do Atlético Paranaense.

atlético paranaense campeonato 2001

Equipa do Atlético que venceu o Brasileirão em 2001.

O Atlético parecia então à entrada do novo século uma equipa de cara lavada. Depois da conquista de mais um Campeonato Paranaense em 1998, seguiram-se os de 2000 e 2001. Neste último ano o clube realizou também uma excelente campanha no Campeonato Brasileiro que lhes valeu o título de campeões do Brasil. Este foi um feito para todo o estado do Paraná pois este foi apenas o segundo título da principal divisão de futebol do Brasil conquistado por um clube daquele estado, tendo o primeiro sido conquistado em 1985 pelo Coritiba.

Depois deste seguiram-se os campeonatos paranaenses de 2002 e 2005, tendo neste último ano o Atlético participado na Taça Libertadores da América apresentando-se a alto nível durante toda a prova, atingindo mesmo a partida final desta onde foram derrotados pelos consecutivos campeões – São Paulo, com um agregado de 5-1.

Depois desta boa temporada o Atlético Paranaense voltaria a repetir o título do Campeonato Paranaense em 2009, realizando em 2010 mais uma boa campanha na Série A do Brasileirão em que se classificaram no 5º posto. Após isto, contra todas as expectativas, o Atlético caiu para a Série B em 2011 depois de uma vergonhosa temporada terminada no 17º posto. No entanto o tempo passado no segundo escalão de futebol brasileiro foi apenas de um ano, tendo já participado novamente na Série A em 2013.