Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Atlético Goianiense?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio Antonio Accioly
Antonio Accioly
  • País: Brasil
  • Cidade: Goiânia
  • Capacidade: 12.000

Ver ficha

O Atlético Clube Goianiense nasceu em 1937 em Goiânia no estado de Goiás. Os primeiros anos de vida do clube foram passados a competir em provas não oficiais até 1944, ano em que foi criado o Campeonato Goiano de Futebol.

O Atlético, como é vulgarmente conhecido, conquistou logo nesse ano a prova, sendo assim o primeiro clube de Goiás a conquistar um campeonato estatal. Inicialmente o domínio deste campeonato foi dividido entre o Atlético e o Goiânia, sendo que este último assumia sempre um maior favoritismo que era visível dentro das 4 linhas, permitindo apenas ao Atlético conquistar títulos nos anos de 1947, 49, 55 e 57, sendo o Goiânia campeão nas restantes temporadas.

Em 1961 o Vila Nova assinou também o seu nome na lista de vencedores do Campeonato Goiano logo ao conquistar 3 títulos consecutivos, sendo o Atlético Goianiense o interruptor desta série ao conquistar a prova em 1964. Depois disto o Atlético apaga-se um pouco, conquistando títulos isolados apenas nas temporadas 1970, 1985 e 1988. Em 1990 o clube alcança o seu primeiro título nacional ao vencer a Série C do Campeonato Brasileiro, no entanto esta conquista em nada impulsionou a equipa que continuou apagada no campeonato estatal até 2007.

Foi então depois de 18 amargos anos sem vencer o Campeonato Goiano que o Atlético Goianiense voltou a repetir o feito e desta vez a conquista já foi vista com outros olhos que encherão a equipa de orgulho e motivação para em 2008 alcançarem o seu segundo título nacional novamente na Série C do Brasileirão. Desde então o Atlético não se cansou de subir, e logo em 2009 alcançam a promoção da Série B para a A, principal escalão de futebol no Brasil.

Com a subida à Série A o principal objectivo passou a ser a manutenção nesta divisão, que foi mesmo alcançada nas temporadas de 2010 e 2011, anos também em que o Atlético Goianiense conquista os seus 11º e 12º títulos de campeão de Goiás. Depois destas duas temporadas de sonho, o bom trabalho feito acaba por ir água a baixo quando em 2012 o Atlético é relegado para a Série B e perde também oportunidade de assinar o primeiro tri-campeonato na sua história.