Sugerir atualização
Tem mais informação sobre ASA?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O ASA, sigla referente a Agremiação Sportiva Arapiraquense, começa a sua história em 1951 pelas mãos de trabalhadores dos caminhos ferroviários naquela região de Alagoas. Inicialmente o clube foi chamado de Ferroviário devido ao facto de ser constituído praticamente só por trabalhadores, no entanto, em 1952 quando terminou a construção da linha férrea o clube deixou de se chamar Ferroviário, sendo então criada a inicialmente chamada Associação Sportiva Arapiraquense.

No primeiro ano a disputar o Campeonato Alagoano em 1953, o ASA conquista de imediato o título. No entanto seria conquista única até ao novo século. Nestes 43 anos de jejum há destaque para o bom desempenho do ASA no Campeonato Brasileiro de 1979, quando se classificou na 40ª posição entre 92 participantes. Já em 1977, dois anos antes, o nome do clube foi alterado para o que é ainda actual – Agremiação Sportiva Arapiraquense.

Foi então apenas no ano de viragem do milénio, em 2000, que o ASA voltaria a festejar o título de campeão de Alagoa, vingando-se então da seca ao repetir a conquista em 2001, 2003 e 2005, ano em que conquista também a Taça de Alagoa. Depois destes, seguiu-se o título de mais um Campeonato Alagoano em 2009 que em conjunto com o bom desempenho na Série C do Brasileirão lhe valeu a subida à Série B onde sem tem mantido desde então.

No ano de 2011 o ASA conquistou também o seu 7º título do Campeonato de Alagoas sendo já o clube com mais títulos nesta prova no novo milénio.