Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Arsenal de Sarandí?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O Arsenal de Sarandí, como é correntemente reconhecido, nasceu em 1957 pelas mãos dos irmãos Júlio e Héctor Humberto Grondona que se basearam no clube inglês Arsenal para escolher o nome para a equipa. O azul e vermelho dos equipamentos veio da junção das cores das duas equipas da região, o Racing e o Independiente, azul e vermelho, respectivamente.

O clube iniciou-se a competir nos escalões inferiores do futebol argentino, tendo subido de divisão nas épocas de 62, 86 e 92, tendo depois demorado 10 anos até atingir a primeira liga em 2002. Dois anos após atingir a primeira liga o Arsenal de Sarandí alcança os quartos de final da Copa Sudamericana, sendo eliminados pelo Bolívar, da Bolívia.

Após terminar a época 2006/07 em 5º na tabela classificativa o Arsenal conseguiu a qualificação para a Copa Libertadores da América e para a Copa Sudamericana. Na sua primeira participação na Copa dos Libertadores o Arsenal não conseguiu ir além da fase de grupos, tendo sido eliminado depois de terminar esta fase no 3º posto, sendo que apenas os dois primeiros se qualificam para a fase seguinte.

arsenal sarandí vencedores liga clausura

Jogadores do Arsenal de Sarandí a festejar a vitória na Liga Clausura de 2012

Já na segunda participação do clube na Copa Sudamericana a história foi bem diferente. O Arsenal Sarandí começou por enfrentar o San Lorenzo ainda nos play-offs de qualificação para a competição. Depois de deixar o San Lorenzo para trás os arsenalistas enfrentaram com sucesso o DC. United, o Guadalajara e na semi-final quase que se deixavam eliminar pelo River, tendo valido à equipa o guarda-redes Mário Cuenca que se exibiu a um nível irrepreensível na decisão da eliminatória por penaltis. Chegando à final, disputada a duas mãos, o Arsenal encontrava pela frente os mexicanos do América. No primeiro jogo realizado no estádio Azteca o Arsenal saiu em vantagem após vencer por 3-2. Na segunda mão, realizada no Estádio Juan Domingo Perón devido à falta de condições do Estádio Júlio Humberto Grondona, o Arsenal foi derrotado por 2-1 mas acabou vencedor da prova por golos marcados fora.

Depois do sucesso internacional, os adeptos do Arsenal ainda tiveram que esperar até 2012 para verem o seu clube vencer uma competição domestica. A primeira vitória do Arsenal em competições interinas aconteceu na primeira liga, tendo-se tornado também no primeiro campeão argentino a ter participado em cinco escalões diferentes do futebol das pampas.

Celebrada a vitória no campeonato era tempo para jogar a Supertaça, que foi disputada contra os campeões da Copa Argentina – Boca Juniors e acabou por ser decidida nas grandes penalidades após o empate a zero no tempo regulamentar. Na descisão pela lotaria dos pontapés da marca de grande penalidade o Arsenal acabara por se tornar vencedor da Supertaça Argentina tendo marcado 4 penalidades com sucesso contra três do Boca.