Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Arménia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção Armena de Futebol foi criada em 1992 após a separação da URSS, união da qual o país fazia parte. A primeira prova internacional disputada por esta selecção aconteceu apenas em 1996 quando entrou no grupo 2 de qualificação para o Campeonato da Europa, onde terminou no último lugar ficando assim de fora da fase final da prova. Este cenário repetiu-se em todos os outros Campeonatos da Europa e do Mundo, ficando a equipa sempre de fora da fase final. No entanto esta selecção tem vindo a mostrar cada vez mais o seu futebol contando para isso com a ajuda de jogadores como Henrikh Mkhitaryan que representa o Borussia Dortmund e é já, com apenas 24 anos, o melhor marcador do seu país com 11 golos, a par com o já retirado Artur Petrosyan.

A melhor participação de sempre numa qualificação para uma prova internacional realizada pela Arménia aconteceu no grupo B de qualificação para o Campeonato da Europa de 2012 onde os armenos realizaram 10 partidas, vencendo 5 e empatando 2, somando assim um total de 17 pontos, o que, apesar de bom, foi insuficiente porque a equipa terminou no 3º lugar do grupo a 4 pontos da segunda classificada Irlanda do Norte que teve acesso ao play-off de qualificação para a prova que se realizou em parceria entre a Ucrânia e a Polónia.

Actualmente a disputar a qualificação para o Campeonato do Mundo’14, a selecção armena está a dar continuidade ao bom trabalho já realizado em 2012. Apesar de não ter já hipóteses de se qualificar directamente para a prova, a Arménia tem ainda ao seu alcance o segundo lugar do grupo que lhes dará então, se o alcançarem, acesso ao play-off de qualificação para a prova raínha da FIFA que terá lugar no Brasil.