Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Argélia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção Argelina de Futebol, também conhecida como Raposas do Deserto, foi fundada em 1962 após o alcance da independência da Argélia, até aí território francês. Esta equipa do norte de África conta com um título internacional alcançado na edição de 1990 da Taça das Nações Africanas e com várias presenças em provas do campeonato do mundo de futebol, tendo a última acontecido em 2010.

Depois de criada em 1962, a seleção argelina participou na sua primeira prova internacional em 1968, sendo afastada ainda na primeira fase. Após a estreia em competições os argelinos tiveram que esperar até 1980 para poderem voltar a ver a sua seleção a disputar uma prova internacional, festejando logo o segundo lugar na Taça das Nações Africanas. Dois anos depois os adeptos voltavam a festejar, deta vez a primeira presença dos seus jogadores num campeonato do mundo de futebol onde a equipa não conseguiu ultrapassar a primeira fase da prova, repetindo-se o mesmo na edição da prova de 1986. Foi finalmente no ano de 1990 que a seleção argelina de futebol teve o prazer de festejar o seu primeiro título, quando foram anfitriões da Taça das Nações Africanas e defrontaram com sucesso a Ningéria por duas vezes, no primeiro e último jogos da prova.

Festejado o título, os adeptos viram a sua equipa falhar a qualificação para o campeonato do mundo durante 20 anos, até ao Mundial 2010 realizado na África do Sul onde acabaram eliminados após a fase de grupos, tendo apenas conquistado 1 ponto após o empate frente à Inglaterra. Neste ano realizou-se também a Taça das Nações Africanas onde os argelinos alcançaram a 4ª posição da prova depois de terem caído nas semi-finais frente ao Egipto e terem depois sido empurrados para o 4º lugar pela Nigéria no jogo de discussão de 3º e 4º classificados. Ainda assim este foi o melhor resultado da Algéria desde o título conquistado em 1990.