Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Arábia Saudita?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Seleção Nacional da Arábia Saudita, fundada em 1956, é considerada uma das mais bem sucedidas seleções do continente Asiático, contando na sua história com 4 presenças no Campeonato do Mundo da FIFA e 3 vitórias na Taça das Confederações Asiáticas.

O primeiro título desta seleção aconteceu em 1984 e foi certamente o mais festejado pelos adeptos pois aconteceu na estreia da equipa a competir na Taça das Nações Asiáticas. As grandes prestações da Seleção Nacional da Arábia Saudita nesta competição foram-se repetindo, tendo a equipa conquistado novamente o título na edição seguinte. Na edição da prova de 1992 a equipa chegou novamente à final da prova, tendo desta vez caido aos pés dos anfitriões – Japão. Os árabes continuaram a atigir a final por mais duas edições, tendo mesmo conquistado o terceiro título de campeão asiático em 1996. Na prova de 2004 os jogadores desiludiram os adeptos ao não ultrapassarem a fase de grupos, tendo tentado redimir-se na edição seguinte onde voltariam a ser derrotados na final, desta feita pelo Irão.

No Mundial de Futebol a seleção da Arábia Saudita apenas apareceu pela primeira vez em 1994, sendo também o ano em que melhor se classificaram nesta prova ao atingirem a primeira fase de eliminatórias depois de derrotarem Marrocos e Bélgica na fase de grupos. A equipa ainda repetiu a qualificação para a prova nas três edições seguintes desta, mas sem nunca alcançarem o sucesso conseguido na sua primeira participação.