Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Andorra?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Federação de Futebol de Andorra foi fundada em 1994 e o campeonato nacional do país começou apenas em 1995. Apesar de ser bastante tarde, tendo em conta muitos outros países com uma vasta história no futebol, Andorra filiou-se rapidamente quer à FIFA que a UEFA, em 1996. O primeiro jogo da equipa foi contra a Estónia e sofreu uma derrota devastadora ao perder por 6-1.

O primeiro jogo oficial para a FIFA foi frente à Arménia por 3-1 a 5 de Setembro de 1998 na qualificação para o Campeonato Europeu do ano 2000. Nesta fase, a Selecção de Andorra não conseguiu vencer nenhum jogo e sofreu no mínimo 3 golos por jogo. A maior derrota foi contra a Rússia, perdendo por 6-1. Por muita força e vontade dos jogadores, a equipa não tinha ainda experiência e qualidade suficiente para seguir em frente na competição.

andorra

Marc Vales da selecção de Andorra num jogo frente à Rússia na fase de qualificação para Euro 2012

A Selecção Nacional de Andorra participou pela primeira vez no Campeonato do Mundo em 2002. Ficou num grupo com equipas como Chipre, Estónia, Irlanda, Países Baixos e Portugal, equipas forte, experientes e com uma grande história no futebol. O primeiro jogo foi contra a Estónia e perderam apenas por 1-0. Depois enfrentaram o Chipre e voltaram a perder pela diferença de golo, pois o jogo terminou 3-2. No fim de contas, Andorra não conseguiu vencer nenhum jogo, e o único golo que conseguiram marca fora de casa foi frente à Irlanda, um jogo que terminou 3-1. A derrota mais pesada foi contra Portugal, ao perderam por 7-1 em terreno neutro, em Lleida, Espanha.

Na qualificação para o Campeonato da Europa de 2004 a equipa de Andorra perdeu novamente todos os jogos não conseguindo uma vez mais a qualificação para a fase final. Apesar de darem luta e das suas exibições terem melhorado com o passar dos anos, a verdade é que não foi suficiente para chegar mais longe. Na qualificação para o Campeonato do mundo de 2006, a selecção de Andorra conseguiu pela primeira vez marcar pontos, ao vencer por 1-0 a Macedónia. No Europeu de 2008 não conseguiu vencer nenhum jogo e o único jogo que esteve mais perto de vencer ou empatar foi frente a Rússia que terminou 1-0. A grande derrota foi frente à Croácia ao perder por 7-0, sendo este o pior resultado de sempre da equipa de Andorra nas competições da UEFA. Nas competições seguintes, que para o Mundial quer para o Europeu, Andorra não conseguiu nenhuma qualificação e poucos foram os jogos que conseguiram sair vitoriosos.