Sugerir atualização
Tem mais informação sobre América Mineiro?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio Arena Independência
Arena Independênci
  • País: Brasil
  • Cidade: Belo Horizonte
  • Capacidade: 23.018

Ver ficha

O América Futebol Clube é um clube de futebol fundado em 1912 na cidade de Belo Horizonte, capital estatal de Minas Gerais. A ideia de criar um clube partiu de um grupo de jovens de um estrato social mais elevado que partilhavam a paixão pelo desporto rei que apareceu no Brasil e rapidamente se tornou moda. No ano seguinte à fundação do clube aconteceu logo uma fusão com o Minas Gerais Futebol Clube o que fortaleceu em muito a estrutura desportiva da equipa.

Esta equipa rapidamente se tornou uma campeã. Logo em 1915 conquistaram o título de vencedores do Campeonato Mineiro na primeira edição desta prova. Este título foi repetido consecutivamente até 1926 quando o Atlético Mineiro interrompeu a senda vitoriosa do América. Depois disto o América apenas voltaria a vencer o Campeonato Mineiro em 1948, sendo este o primeiro título do clube na era profissional dos campeonatos brasileiros.

Apesar do esforço o América não voltou a ser o que era nos primeiros anos de existência, atravessando as décadas de 1959 e 1960 conquistando apenas um título, em 1957. Depois deste o clube apenas voltaria a festejar o título em 1971 caindo depois numa maré negra que duraria até aos anos 90.

Depois de um logo processo de reestruturação o América entrou nos anos 90 determinado a vencer. Com um grande número de jovens no plantel provenientes dos escalões de formação, o clube de Belo Horizonte voltou a conquistar o título de campeão de Minas Gerais em 1993, depois de 22 anos de jejum. 4 anos depois, em 1997 o clube conquista o primeiro título nacional ao vencer a Série C do Brasileirão, seguindo-se depois disto mais um período instável da história do América com subidas e descidas entre a Série A e a Série B que terminaram em 2004 quando caíram para a Série C.

No entanto a má fase do clube não terminaria por aqui. Em 2007 uma péssima prestação no Campeonato de Minas Gerais deixou a equipa na última posição da tabela, sendo assim despromovida à Segunda Divisão de Minas Gerais. Regressa então ao Campeonato de Minas Gerais em 2009, classificando-se em 5º lugar. Também neste ano o América Mineiro conquista o segundo título nacional da sua história, com a vitória na Série C do Brasileirão garantindo assim mais um acesso à Série B para a temporada 2010 em que assegura mais uma subida à Série A, de onde no entanto viria a ser novamente despromovido no final de 2012, actuando na temporada de 2013 na Série B do Campeonato Brasileiro.