Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Almería?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio de los Juegos Mediterráneos
Juegos Mediterráne
  • País: Espanha
  • Cidade: Almería
  • Capacidade: 15.200

Ver ficha

O Almería nasceu em 1989, com o nome de Almería Football Club, depois do desaparecimento do AD Almería em 1982. Em 1983, foi fundado o Club Polideportivo Almería, contudo, as duas equipas reuniram-se para se juntarem, de forma a, alcançar a unidade de futebol de Almería e assim conseguir uma equipa competitiva. Depois da retirada do Club Polideportivo Almería, em 2001, o nome do clube passou a ser União Desportiva Almería. O Almería começou então a sua aventura no futebol, jogando nos regionais, desde 1989 até 1992, ano em que terminou a temporada em 2º lugar permitindo assim a subida para a terceira divisão. Nesta, conseguiu obter bons resultados, ficando em 2º lugar, assegurando assim a subida para a 2ª divisão B.

almería1

Festejos da subida à primeira divisão em 2012-2013

Os anos 90 ficaram marcados por exibições bastante sofridas, já que em 1993-1994, o Almería se debateu para se manter na segunda divisão B. Com muito esforço e dedicação, o clube na temporada seguinte, conseguiu um óptimo lugar na classificação terminando a temporada no 2º lugar, assegurando o acesso à segunda divisão. Tinha então atingido um dos principais objectivos, convertendo-se na equipa mais jovem a jogar na Liga de Futebol Profissional. No entanto, depois de duas temporadas com bastantes ilusões e devido a um mau planeamento, o Almería volta a descer para a segunda divisão B, em 1997. Permaneceu nesta, nas temporadas de 1997-1998 e 1998-1999, mas sempre no fundo da tabela. Na sua última temporada ficou em 17º lugar, descendo assim novamente para a terceira divisão. Tal descida súbita deveu-se a uma má organização do clube, dos seus jogadores e do seu treinador, levando o clube a ter esperança em 1993, mas que rapidamente se tornou num pesadelo, com a descida à terceira divisão.

Com a entrada no novo século, a equipa do Almería era constituído por muitos jogadores, que levou o clube a atingir os seus objectivos subindo para a segunda divisão B, na temporada de 2000-2001. Foi nesta temporada que o clube se fortaleceu, mudando de entidade, com novos projectos desportivos, muito ambiciosos e claro, com todo o apoio da cidade. Assim, a subida para a segunda divisão estava para breve. Na temporada de 2001-2002, o clube terminou na 2ª posição, conseguindo assim a subida para a segunda divisão. Nesta permaneceu durante cinco temporadas, sendo que as duas primeiras, em 2002-2003 e 2003-2004, não foram fáceis e o clube teve de lutar bastante para se manter na segunda divisão. Na temporada de 2005-2006 o Almería conseguiu consolidar a equipa o que permitiu subir de nível e chegar cada vez mais perto dos lugares do topo, rumo à primeira divisão. Foi a 19 de Maio de 2007 que o Almería conquistou o maior sonho, subindo à primeira divisão, depois de ter terminado no 2º lugar na temporada de 2006-2007.

Na sua primeira temporada na primeira divisão, o Almería conseguiu reunir um óptimo grupo de jogadores e através do trabalho de Alvaro Negredo, um jogador espanhol, avançado, marcou vários golos e deu grandes vitórias ao Almería. O clube terminou a temporada de 2007-2008 no fantástico 8º lugar do campeonato, sendo que, era um recém-chegado. Com tal posição, teve então, a oportunidade de jogar na Taça Intertoto que lhe poderia dar acesso à Taça UEFA, contudo, não se inscreveu a tempo para a competição. Na temporada seguinte, em 2008-2009, o Almería começou muito bem a temporada, mas foi caindo aos pouco, apesar de os resultados ainda serem aceitáveis. Com isto, a 22 de Dezembro de 2008, foi anunciado um novo treinado, o mexicano Hugo Sanchez que trouxe ao clube bons momentos. Foi provavelmente a salvação do Almería, terminando a época em 10º lugar.

Almería

Equipa do Almería na temporada de 2012-2013

Na temporada de 2009-2010, o treinador foi despedido devido a um conjunto de maus resultados, que aproximava a equipa da descida de divisão. Chegou então um novo treinador, Juan Manuel Lillo, que reagiu e conseguiu levar a equipa para a 13ª posição, longe da descida. No entanto, na temporada seguinte, este treinador foi também despedido, depois de perder um jogo frente ao Barcelona por 0-8, sendo a maior derrota de sempre da história do clube na primeira divisão. O treinador foi substituído pelo técnico José Luis Oltra e foi nesta temporada que conseguiu alcançar um dos melhore resultados na Taça do Rei, depois de vencer o Desportivo de Corunha por 4-2 que lhe deu acesso às meias-finais da prova. Infelizmente, foi derrotado pelo Barcelona depois de um jogo lamentável por parte do Almería. Apesar do bons resultados mostrados pela equipa, Oltra foi despedido após uma derrota frente ao Atlético de Bilbao por 1-3. As possibilidades de permanência da primeira divisão eram cada vez mais pequenas. Em 2011, o clube contratou Roberto Olabe para treinador, mas a equipa já estava numa péssima situação, o que levou o Almería a descer para a segunda divisão, ao perder por 2-0 frente ao Getafe na temporada de 2010-2011.

Na temporadas de 2011-2012 o Almería não obteve bons resultados, e terminou a temporada em 7º lugar da segunda divisão. Em 2012-2013 e depois de várias alterações de treinador, Javi Garcia a 11 de Junho de 2012 foi anunciado como o novo treinador do clube. Nesta temporada o Almería terminou no 3º lugar, conseguindo assim a subida à primeira divisão. Em 2013-2014, os resultados não foram os melhores, terminando o campeonato em 17º lugar, muito perto de uma nova descida de divisão. A sua prestação na Taça do Rei, não foi também das melhores, conseguindo apenas chegar aos oitavos-de-final.