Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Alemanha?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção Alemã de Futebol, fundada em 1900, representa a Alemanha nas provas da FIFA e é uma das mais bem sucedidas do futebol mundial, somando presenças em sete finais de Mundiais de Futebol vencendo três, sendo a selecção com mais pódios na competição com quatro segundos e quatro terceiros lugares, contabilizando assim onze. Também no Campeonato Europeu de Futebol a Alemanha é uma das que tem mais historia, com presença em seis finais, vencendo três delas.

Apesar de fundada em 1900, o primeiro jogo oficial da Alemanha seria apenas em 1908 e o primeiro título demoraria ainda mais a chegar, sendo conquistado apenas no Campeonato do Mundo de 1954 realizado na Suiça, numa altura em que existiam duas selecções na Alemanha, a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental (causa das divergências politicas vividas naquele país durante e após a 2ª Guerra Mundial) , tendo este prémio sido ganho pela mais bem sucedida Alemanha Ocidental.

alemanha mundial 2014

Alemanha levanta o troféu de campeão do mundo de futebol em 2014

Em 1972 surgia à Alemanha Ocidental a primeira qualificação para o Europeu, onde se estrearia com uma vitoria. Depois desta qualificação a Alemanha não voltou a perder qualquer Europeu, tendo-se qualificado para todos desde aí.

A Alemanha Oriental nunca foi muito bem sucedida e a sua única qualificação para o Mundial foi em 1974, justamente quando este se realizou na Alemanha Ocidental. Apesar de não ter chegado longe e dos Ocidentais terem vencido a prova, a Alemanha Oriental saiu de cabeça cabeça erguida, após ter conseguido uma vitoria por 1-o diante da Alemanha Ocidental.

Em 1976 deu-se a única grande gloria dos Orientais, quando participaram nas Olimpíadas de Verão realizadas em Montreal e voltaram à Alemanha com a medalha de ouro depois de eliminarem a França e terem vencido a Polónia na final.

Quatro anos depois realizava-se o Europeu na Itália e os Ocidentais continuaram a mostrar o seu domínio, tendo vencido a prova. Depois desta vitoria ambas as selecções entraram numa fase menos bem conseguida, passando dez anos sem títulos.

Finalmente em 1990, e de novo a Alemanha Ocidental, volta a mostrar-se num Mundial, garantindo mesmo o título. Ainda neste ano, mas já depois da realização do Mundial, deu-se a queda do mundo de Berlim, o que marcou o fim das divergências politicas na Alemanha e logo nesse momento as selecções foram aglutinadas, passando a existir apenas a Selecção Alemã de Futebol.

Depois desta aglutinação, a Alemanha apenas conseguiu vencer um Europeu, em 1996, mas não deixa de ter boas prestações em quase todas as competições em que tem vindo a participar tendo, nas ultimas cinco provas em que participou, alcançado duas finais e três semifinais, com um plantel de luxo com nomes como Mesut Özil, Sami Khedira, Thomas Müller e Mario Götze, sob a ordem do técnico alemão Joachim Löw.