Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Alcoyano?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A primeira equipa de futebol de Alcoyo nasceu como departamento da Sociedad Boxing Club Deportivo Alcoyano na década de 20, tendo no ano de 1927 disputado alguns jogos contra equipas de renome. Foi então que a população da cidade se uniu em prol da fundação de uma equipa de futebol, processo que ficou concluído logo em 1928 com o nome de Club Deportivo Alcoyano.

De imediato o nome clube se filiou à Federação de Murcia, ficando no entanto colocado numa das mais baixas divisões regionais onde iria competir até ao início da guerra da civil, quando, apesar de impedidos de competir, se mudaram para a Federação Valenciana. Foi então no fim da guerra civil que a equipa de Alcoyo disputou a sua primeira temporada numa primeira divisão, ainda que regional, tendo conseguido de imediato a subida à 2ª divisão nacional com o título da 3ª. Após três temporadas na 2ª divisão espanhola o Alcoyano consegue o inédito e conquista o título de campeão da 2ª divisão, chegando assim pela primeira vez à La Liga em 1945/46. Nesta primeira participação na prova o Alcoyano não conseguiu grande prestação, tendo mesmo caído de novo para a 2ª divisão, onde, em 1964/47 conquistaram novamente o título de campeões, conseguindo de imediato nova subida à primeira divisão espanhola.

Seguiram-se então mais duas temporadas na 1ª divisão espanhola, tendo então caído novamente, por apenas uma época, ao 2ª escalão do futebol espanhol onde voltaram a conquistar o título de campeões. Ganharam então desta forma o direito a mais uma época na 1ª Liga Espanhola, que não aproveitaram, tendo caído novamente para a 2ª divisão. Nesta descida as coisas já não aconteceram da melhor forma para o conjunto de Alcoyo, que após três temporadas, em 1954/55 caiu mesmo na 3ª divisão espanhola.

Apesar da conquista do título do 3º escalão espanhol nas temporada 1954/55, o Alcoyano não iria conseguir vencer o playoff de promoção à 2ª divisão, o que aconteceria apenas na temporada 1956/57, quando conseguiram a promoção à 1ª divisão, no entanto por apenas uma época, visto que caíram de divisão de imediato. Seguiram-se então nove épocas na disputa da 3ª divisão espanhola, até que voltaram a conquistar o título de campeões, subindo assim de novo à 2ª divisão, em 1966/67, por mais duas temporadas, até 1968/69 quando voltaram a cair para a 3ª divisão. Depois de mais cinco épocas neste escalão o Alcoyano caiu mais uma divisão, para a regional, onde foi por 3 temporadas consecutivas 2º classificado, até que finalmente em 76/77 conseguem a subida para a 2ª divisão B, após a restruturação do futebol espanhol.

Ainda assim o Alcoyano não conseguiu fixar-se neste novo escalão tendo caído para a 3ª divisão logo nessa temporada, onde se manteve por 8 temporadas, até à época de 2003/04 quando um 2º lugar lhes permitiu novamente a subida à 2ª B. Os homens de Alcoyo conseguiram então fixar-se neste escalão do futebol espanhol por 7 épocas, tendo ainda conseguido um título de campeão da prova em 2008/09. A saída desta divisão aconteceu, para cima, na temporada 2010/11, quando foram 3ºs e se conseguiram qualificar no playoff de promoção, subindo assim à Liga Adelante onde, mais uma vez, não se conseguiram firmar, tendo novamente descido para a 2ª B, onde ainda hoje se encontram.