Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Albacete?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio Carlos Belmonte
Carlos Belmonte
  • País: Espanha
  • Cidade: Albacete
  • Capacidade: 17.524

Ver ficha

O Albacete Balompié é uma equipa de futebol da cidade de Albacete, fundada em 1940, inicialmente com o nome de Albacete Fútbol Asociación, que mais tarde seria alterado com o objectivo de atingir uma sonorização mais espanhola. O início competitivo da equipa deu-se logo naquele ano, com a disputa do campeonato regional de Albacete. Depois de três anos na disputa desta competição, finalmente atingiram a 3ª divisão nacional, onde nos dois primeiros anos foram 2º e 3ºs respectivamente. Em 1945/46 e 46/47 o clube conseguiu mesmo o título de campeão naquele escalão, mas sem sorte na subida de divisão. Na temporada que se seguiu a estas voltaram novamente a ser 3ºs, tendo em 48/49 conquistado mais um título de campeões da 3ª divisão, este que finalmente lhes valeu o salto para a 2ª divisão espanhola.

Após duas épocas na disputa do 2º escalão de futebol espanhol, o Albacete voltou a cair para a 3ª divisão, tendo então disputado este campeonato até 1960/61, tendo neste período conquistado o título da prova por duas vezes, em 58/59 e 60/61, quando conseguiram vencer o play-off de promoção.

O regresso à 2ª divisão espanhola não correu como esperado e o Albacete não correspondeu ao ritmo competitivo, tendo caído de imediato na 3ª divisão, que ainda jogou por 8 temporadas neste escalão, até cair para os campeonatos regionais em 1969/70. Este foi então um mau período da equipa, que se manteve nos campeonatos regionais por mais cinco épocas consecutivas, tendo conseguido subir à 3ª divisão por um ano na temporada 75/76, no entanto sem se conseguir voltar a impor. Por mais uma temporada o Albacete voltou a jogar no 3ª escalão de futebol espanhol, tendo novamente voltado a conseguir a promoção à 2ª posição, onde finalmente se voltou a impor, tendo-se mantido nesta divisão até à temporada 81/82, quando voltou a conseguir o 1º posto na 3ª divisão, ganhando assim a promoção à 2ª B. Em 3 temporadas o Albacete conseguiu a promoção à 2ª divisão com um 2º lugar na 2ª B, tendo no entanto voltado de imediato a cair para este escalão. Após mais 4 temporadas o Albacete conquista o título de campeão da 2ª B, e consegue a subida à 2ª divisão, onde conquista mais um título de campeão, e sobe assim pela primeira vez até à La Liga na época de 1991/92.

O seu percurso na 1ª liga espanhola começou bem, com a equipa a classificar-se no 7º posto no seu primeiro ano na disputa da prova. Depois disso seguiram-se quatro temporadas, não tão bem conseguidas, que haveriam por culminar com a descida de divisão, em 95/96 depois de se classificarem no 20º posto da liga. O Albacete passou então 7 temporadas na 2ª divisão espanhola, até que 2002/03 após um 3º posto, o clube voltou à La Liga, onde se manteve por mais duas épocas, até voltar a cair à 2ª divisão.

Por mais 6 épocas o Albacete disputou a 2ª divisão divisão espanhola, até que em 2010/11, quando um 22º lugar os relegou à 2ª divisão B, onde ainda se mantêm nos dias de hoje.