Sugerir atualização
Tem mais informação sobre AIK?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O AIK foi fundado em 1891 sendo este o primeiro clube do centro de Estocolmo. Em 1924 foi criada a Liga Nacional de Futebol da Suécia e o clube começou a jogar na primeira divisão, terminando no 5º lugar. Na temporada 1928-1929 o AIK esteve muito perto de descer de divisão, no entanto, depois de vencer o jogo contra o IFK Malmo, o clube conseguiu a manutenção. Um outro motivo para o clube estar perto de descer de divisão foi as dificuldades económicas que dificultaram a manutenção na maior liga de futebol sueco. Nos anos seguintes o clube conseguiu recuperar e na temporada 1931-1932 o AIK alcançou o seu primeira título ao vencer o campeonato da primeira divisão. A temporada 1936-1937 foi um período muito feliz para o clube que conseguiu vencer pela segunda vez o campeonato nacional. Depois da Segunda Guerra Mundial o clube voltou a competir mas os resultados não foram os esperados. Contudo, em 1949 e 1950 ainda conseguiu vencer a Taça da Suécia.

claque AIKEm 1951 o AIK não conseguiu ser superior às outras equipas e acabou por acontecer o que parecia impossível. O clube desceu para a Segunda Divisão pela primeira vez na sua história. Jogou nesta apenas uma temporada conseguindo retornar rapidamente para a primeira divisão. Em 1962 o clube voltou a cair para a segunda divisão, novamente por uma temporada. Voltou imediatamente para a primeira divisão e durante os anos 70 o clube conseguiu e muito bem a manutenção. Em 1971 o AIK esteve muito perto de vencer o seu terceiro título mas acabou por ficar no 2º lugar. Na temporada 1975-1976 o AIK conseguiu vencer pela terceira vez a Taça da Suécia mas passadas três temporadas o clube voltou a cair para a segunda divisão. Esta descida durou apenas uma temporada conseguindo voltar para a grande liga da Suécia.

Os anos 80 foram bastante positivos para o clube. Em 1983 conseguiu vencer o campeonato, sagrando-se assim o grande campeão nacional da Suécia. Na temporada 1984-1985 o AIK alcançou mais um título vencendo a Taça da Suécia. Nos anos seguintes o clube conseguiu manter-se na primeira divisão mas começou a ter grandes problemas financeiros. Nos anos 90 o clube alcançou mais uns títulos, vencendo a Taça da Suécia em 1996 e 1997. Em 1998 o AIK venceu um grande título sagrando-se novamente campeão nacional que lhe deu acesso às competições internacionais. Muitas foram as vezes em que o clube participou nos torneios internacionais, no entanto, não conseguiu em nenhuma delas chegar longe e ficar na história. Na temporada 1998-1999 terminou o campeonato no 2º lugar e conquistou mais uma Taça da Suécia.

AIK 2007

Equipa do AIK em 2007

Em 2004 começaram a surgir muitos problemas no clube. Problemas financeiros devido a aquisições muito caras que o clube fez no passado, mas também, porque me 2005 acabou por competir da segunda divisão. Nesta conseguiu óptimos resultados e retornou à grande liga sueca. Em 2009 o clube conseguiu um grande feito não dando qualquer hipótese aos outros clubes. Venceu o campeonato nacional da Suécia e conquistou uma vez mais a Taça da Suécia. No ano seguinte, apesar de não conseguir grandes resultados no campeonato venceu a sua primeira Supertaça da Suécia. Nas temporadas seguintes o clube não alcançou nenhum título mas conseguiu bons resultados. Em 2011 e 2013 foi o vice-campeão da Suécia e em 2014 terminou no 3º lugar da tabela classificativa.