Sugerir atualização
Tem mais informação sobre AD Alcorcón?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Santo Domingo
Santo Domingo
  • País: Espanha
  • Cidade: Almería
  • Capacidade: 6.000

Ver ficha

A Agrupación Deportiva Alcorcón foi fundada em 1971, tendo desde então implementado no seus quadros o futebol. Esta iniciativa aconteceu de forma a criar uma equipa para os jovens da região, o que até foi bem sucedido. Estreando-se de imediato na temporada de 1971/72, os Alcorcón jogou durante seis épocas nas ligas regionais espanholas, até que, em 1977/78 conseguiu pela primeira vez subir à 3ª divisão nacional.

Apesar da subida, a primeira época na disputa de um campeonato nacional não correu da melhor maneira, tendo o Alcorcón voltado, no ano seguinte, a disputar o campeonato regional, onde de imediato se tornou campeão e voltou a ser promovido. Seguiram-se então 8 temporadas a disputar a último escalão de futebol nacional, até que, em 1988/89 voltaram a cair para as ligas regionais. Após duas épocas, em 1989/90, voltaram a vencer o campeonato regional, carimbando assim mais um regresso à 3ª Divisão Espanhola, no entanto, por apenas mais um temporada, visto que voltariam a cair para o campeonato regional logo a seguir. Passadas mais duas temporadas, e o Alcorcón voltaria a vencer a liga regional e a subir à terceira divisão nacional. Após mais duas épocas repetiu-se o episódio, desta vez em sentido inverso, com o Alcorcón a descer de novo às ligas regionais, onde ficaria por mais duas épocas, até 1996/97, quando voltou a ser promovido, ainda que apenas por um ano, visto que em 98/98 voltaria a disputar a competição regional.

Neste ano conseguiram mais um título regional, voltando a competir na 3ª divisão, por mais uma temporada, visto que na primeira temporada do novo milénio conseguiriam escalar à 2ª divisão B. O Alcorcón firmou-se então nessa divisão, e manteve-se por lá durante toda a década de 2000, até que, na temporada 2009/10, em que conseguiu desferir, em partida da Taça do Rei, um 4-0 ao Real Madrid, o clube conquistou o título da prova e subiu assim à Liga Adelante, 2ª divisão espanhola.

Desde então que a equipa se tem vindo a afirmar cada vez mais na secundária divisão espanhola, melhorando a sua classificação de ano para ano. Estes feitos mais recentes do Alcorcón fizeram também despertar a cobiça de alguns investidores na equipa, principalmente do belga Roland Duchâtelet, proprietário do Standard de Liége e do Charlton FC, entre outros. A compra de equipa por parte deste homem alargou então o raio de jogadores disponíveis para a equipa, e facilita também a cedência de jogares entre as equipas de Duchâtelet, pelo que, daqui em diante, o Alcorcón apenas poderá crescer.