Sugerir atualização
Tem mais informação sobre AC Viseu?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Municipal do Fontelo
Fontelo
  • País: Portugal
  • Cidade: Viseu
  • Capacidade: 15.000

Ver ficha

O Académico de Viseu FC nasceu para honrar um grande clube que existiu na cidade de Viseu, o CAF, Clube Académico de Futebol. Este clube foi fundado no início do Séc. XX por alunos da Escola Secundária Alvez Martins e do colégio da Via Sacra. A primeira referência deste clube na imprensa foi a 7 de Junho de 1914 sobre um jogo no campo de Viriato frente a um clube de Tondela. O CAF era inicialmente um clube informal pois só em 1927 é que entregou os estatutos do clube na Federação Desportiva de Viseu. Na época, a data registada para o ano de fundação do clube foi 1917, no entanto, a história revela que o clube já existia desde 1914, ainda antes da criação da Federação Desportiva de Viseu. Este clube atingiu um dos seus maiores objectivos ao subir à 1ª Liga por três temporadas e com a conquistar da 2ª liga. Contudo, depois de vários anos de história e devido a vários problemas de gestão do clube, este acabou por chegar ao fim em 2005.

Académico Viseu Futebol Clube

Equipa do Académico Viseu em 2012 quando foi Campeão Nacional da III Divisão

O CAF tinha sido declarado juridicamente extinto contudo não nos corações dos Viseenses que não ficaram conformando com a decisão. O clube era demasiado importante para a região de Viseu e para as pessoas. Assim sendo, um grupo de sócios descontente decidiram preservar e dar continuidade à obra do CAF. Desta forma, nasceu o actual Académico de Viseu Futebol Clube para honrar e manter viva a memória do CAF. Este novo clube foi liderado pelo Presidente-Fundador António Silva Albino que juntamente com os sócios e os simpatizantes do antigo clube, meteram mãos à obra para devolver a grandeza ao clube de Viseu. Na altura surgiram várias polémicas devido aos esforços de recuperar as taças do clube que tinham sido penhoradas. Apesar disso, o Académico de Viseu foi um grande sucesso, sendo um clube recém-criado, conquistou vários sucesso e sendo coroado Campeão Nacional da III divisão nacional de futebol em 2012. Desta forma, o clube ascender para a tão desejada II divisão (2ª Liga).

Na temporada 2012-2013 a jogar então na II Divisão Zona Centro, o Académico de Viseu alcançou o 1º lugar da tabela classificativa. No entanto, no apuramento do campeão, que foi disputado no estádio do Restelo, num sistema de todos contra todos, o Académico de Viseu perdeu frente ao Chaves por 0-1 e empatou a 1 bola contra o Farense. Sendo que, o Chaves venceu um jogou e empatou o outro contra o Farense, o Chaves foi considerado campeão nacional da II divisão. Na temporada 2013-2014 o clube jogou então na segunda divisão terminando o campeonato no 11º lugar, que não sendo um dos melhores resultado e ficando longe de subir à primeira divisão, o clube conseguiu a manutenção.