Sugerir atualização
Tem mais informação sobre ABC Futebol Clube?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio Frasqueirão
Frasqueirão
  • País: Brasil
  • Cidade: Natal
  • Capacidade: 18.000

Ver ficha

O ABC Futebol Clube nasceu em 1915 pela mão de um grupo jovens de Rio Grande do Norte que o nomearam da mesma forma que é conhecido nos dias de hoje. Este nome foi baseado no Pacto do ABC que foi um pacto assinado no mesmo ano de nascimento do clube que promove a paz e a entreajuda entre a Argentina, o Brasil e o Chile. O ABC começaria logo no ano de nascimento a disputar os primeiros jogos, mesmo que ainda sem nenhuma competição. Finalmente em 1919 foi criado o Campeonato Potiguar onde o ABC rapidamente estabeleceu uma forte rivalidade com o América Futebol Clube, tendo este conquistado as duas primeiras edições da prova e o ABC somente conquistaria o primeiro título em 1921. Ainda assim, este título acontece numa altura em que o ABC não se encontra ainda registado, sendo este registo apenas feito em 1927.

Daí em diante, até 1932 foram estas duas equipas a assumir o maior domínio daquele campeonato de Rio Grande do Sul. No ano de 1932 o ABC construiu uma grande equipa que conquistou o título nesse ano e nos 9 anos seguintes, dando assim ao ABC Futebol Clube o estuto de Decacampeão. Esta sequência de títulos histórica acabou por ser interrompida em 1942 pelo América, mas ainda assim este feito confere ao clube, ainda nos dias de hoje o recorde de títulos consecutivos em todas as competições brasileiras.

A história do ABC continuou gloriosa, e não deixou de o ser em 1959 quando foi criada a primeira competição nacional no Brasil. Era ela a Taça Brasil, e era disputada pelos vencedores de todos o campeonatos regionais, motivo pelo qual o ABC Futebol Clube foi a primeira equipa a representar o estado de Rio Grande do Norte no panorama nacional.

Já na década de 70 um caso caricato acontece ao ABC. Por utilizar numa partida dois jogadores que não estavam inscritos na liga do Brasil, foram punidos pela, na altura, Confederação Brasileira de Desportos com dois anos de suspensão, ficando assim o ABC afastado do Campeonato Brasileiro por duas temporadas. Por isto, nas semanas em que esta competição se disputava o ABC aproveitou para fazer uma digressão pela Europa e pela África enfrentando e derrotando clubes como o Fenerbahçe da Turquia, por exemplo, por 1-0. No total foram 24 jogos realizados por 10 país, contabilizando no final 7 vitórias, 12 empates e 5 derrotas.

abc campeao

Equipa do ABC vencedora da Série C em 2010.

Depois disto o ABC voltou a poder disputar o Campeonato do Brasil, precisando apenas para isso de vencer o Campeonato Potiguar, título que o clube já conquistou por 52 duas vezes na sua história, número que lhe confere também o recorde de clube com mais títulos estatais do Brasil. Já no ano mais recente de 2010 o ABC venceu a Série C do Campeonato Brasileiro, sendo este o primiero título nacional de uma equipa de Rio Grande do Norte.

O ABC continua assim o seu percurso de conquistador, encontrando-se actualmente a competir na Série B do Brasileirão enquanto vai repetindo conquistas de títulos em Rio Grande do Norte, que já valeram ao ABC o título de clube mais titulado do século XX.