É na Corunha que se vai conhecer o vencedor da Taça do Rei de Espanha, competição que anima todos os meios de época no basquetebol espanhol. Numa prova que tem sido dominada pelo Real Madrid e FC Barcelona, volta a surgir a possibilidade de haver um novo vencedor, desde que o Baskonia conquistou a competição em 2009. Este ano cabe ao Valencia Basket esse papel, tendo em conta que os valencianos são os atuais líderes da Liga Endesa, somando dezanove vitórias e apenas uma derrota.

A Galiza festeja o recebimento desta prova e abriu as portas para a entrada do Rio Natura Monbus Obradoiro, equipa que soçobrou na tabela nas últimas semanas. Coube ao Unicaja Málaga, muito melhor na Euroleague do que na prova interna, o brinde deste ano, já que mesmo estando em oitavo lugar, se viu afastado desta prova que todas as equipas espanholas querem disputar e vencer.

Com os jogos da primeira ronda a iniciarem-se já esta quinta-feira, fazemos uma antevisão do que se pode esperar em cada uma das quatro partidas, começando a caminhada rumo a mais uma festa da Taça do Rei!

Copa del Rey 2016

FC Barcelona Lassa – Dominion Bilbao Basket

A passar por problemas na Euroleague, o Barcelona ainda é o principal perseguidor do Valencia Basket na Liga Endesa. A jogar a Taça do Rei, o objetivo dos homens de Xavi Pascual só pode ser o da vitória na final, mesmo que tudo indique que terá que defrontar os valencianos na meia-final. Com o plantel a reequilibrar-se depois da recuperação de diferentes lesões, o primeiro jogo será fundamental para os catalães. Pela frente terão um conjunto com um técnico que tem sabido como dificultar a vida a equipas mais poderosas, mesmo não dispondo das mesmas armas. Recém excluído da Eurocup, o conjunto basco chega à Corunha para apostar forte numa surpresa.

Valencia Basket Club – Herbalife Gran Canaria

Valencia Basket

Líderes na Liga, os valencianos querem o título da Taça do Rei.

Enquanto continua a dominar na Liga Endesa, o Valencia Basket deu parte de fraco na Eurocup e falhou, de forma surpreendente, o acesso às eliminatórias. Se isso foi sinal de quebra ou apenas uma gestão do plantel feita por uma equipa que se mantém abertamente na luta pelo título espanhol, talvez fiquemos a saber já esta semana. A Taça do Rei surge como um sonho para uma equipa que só a ganhou por uma vez, em 1998. No primeiro encontro, terá que ultrapassar o Herbalife Gran Canaria, que volta a apostar forte na Eurocup, esperando este ano conseguir conquistar a prova europeia. Na Liga espanhola, o conjunto canário conseguiu recuperar, estando ainda um pouco abaixo do nível ambicionado. Veremos como se comporta nesta partida, em que o favoritismo está, claramente, do lado dos valencianos.

Real Madrid – Montakit Fuenlabrada

Naquele que poderá vir a ser o encontro mais desequilibrado da primeira ronda, o Real Madrid defronta um vizinho, o Montakit Fuenlabrada, que não deixa de ver como surpreendente a sua entrada neste lote de topo. A presença do Fuenlabrada fez-se à custa de equipas como o Unicaja Málaga, o UCAM Murcia, o MoraBanc Andorra ou o FIACT Joventut, demonstrando que mesmo depois da saída de Zan Tabak, que tomou conta do Maccabi Tel Aviv em crise, conseguiram os seus jogadores manter o foco em objetivo bem altos. No entanto é bom sublinhar que há cerca de um mês o Montakit Fuenlabrada aproveitou mais um dia mau do Real Madrid para vencer em jogo da Liga Endesa. Numa fase em que se acredita que os merengues já terão passado o seu pior momento, este pode bem vir a ser um jogo de confirmação do Real como candidato ao título na Taça.

Rio Natura Monbus Obradoiro – Laboral Kutxa Baskonia

Pepe Pozas Obradoiro

A jogar em casa, a raça da equipa do Obradoiro pode valer uma vitória.

Mesmo contando com o apuramento garantido como equipa organizadora, o Rio Natura Monbus Obradoiro deu luta, na primeira volta, para tentar terminar entre os oito primeiros, algo que não conseguiu atingir. Isso não significa que, a jogar em casa, não venha a fazer a vida bem negra ao Laboral Kutxa, conjunto basco que na presente temporada tem estado em verdadeiro renascimento, demonstrando-se capaz de dar luta no topo da tabela da Liga Endesa, mas também no Top 16 da Euroleague. O conjunto basco não terá um plantel muito alargado para fazer frente a tantas competições, mas mesmo com a natural garra dos galegos a vir ao de cima com o apoio do seu público, é o Baskonia quem se apresenta como candidato para seguir em prova.

Acompanha os quartos-de-final desta competição na quinta e sexta-feira, com as meias-finais a serem jogadas no sábado e a grande final no domingo.