Menu

Desportivo de Chaves – FC Porto (Taça de Portugal)

Na sexta-feira o FC Porto visita o Estádio Municipal de Chaves para defrontar o Desportivo, em jogo a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. As duas equipas do primeiro escalão português estreiam-se na prova neste que é também o regresso à competição de clubes depois da pausa para compromissos das seleções.

A aposta de Jorge Simão quando aceitou o convite para liderar o Desportivo de Chaves está a ser ganhadora e surpreendente. O clube transmontano, que regressou esta temporada à primeira divisão portuguesa, está na sexta posição da tabela classificativa, com catorze pontos. Ao fim de dez jornadas da Liga NOS o Chaves só foi derrotado por duas vezes: em casa pelo Benfica (0-2) e na deslocação à Pedreira para jogar com os Arsenalistas (1-0).

Antes da interrupção do campeonato os Flavienses somaram dois empates a um – três, se considerarmos o compromisso da taça, mas já lá iremos – na receção ao Feirense e na visita de Jorge Simão à antiga equipa, o Paços de Ferreira.

O Desportivo de Chaves eliminou o Rio Ave (1-1, 3-1 g.p.) na segunda fase da Taça da Liga, em Vila do Conde, na última semana de outubro. Agora vai tentar surpreender os Portistas para seguir em frente também na Taça de Portugal.

Onze Provável: Ricardo – Paulinho, Leandro Freire, Ponck, Nélson Lenho – Rafael Assis, Battaglia – Perdigão, Braga, Fábio Martins – Willian Oliveira.

Taça de PortugalUm clube mais pequeno tem nestas alturas a vantagem de não ter que fazer uma gestão de recursos humanos complicada, provocada pela dispersão do plantel por várias seleções e latitudes. O FC Porto tem essa logística para processar. Entre quarta e quinta-feira Nuno Espírito Santo teve que alterar o planeamento dos treinos habituais para encaixar as necessárias sessões de recuperação e gestão de esforço, ao mesmo tempo que esperava que os últimos elementos tivessem tempo para chegar ao Olival. Os jogadores foram chegando a conta-gotas e a ser tratados em função do desgaste e algumas queixas que apresentavam. André Silva e Adrián López foram reintegrados primeiro, depois foi a vez de Óliver Torres. Depois foi a vez de Rúben Neves e Diogo Jota, que regressaram da Holanda onde representaram a seleção sub-21, e por fim os retardatários, os sul-americanos. Maxi Pereira, Herrera, Layún e Corona são sempre os últimos a regressar à base em virtude das longas viagens. Estas chegadas em cima da hora obrigam a que o treinador portista tenha chamado três elementos da equipa B para preparar a eliminatória da Taça, com destaque para o jovem Rodrigo, alternativa de recurso para o lado direito da defesa caso o uruguaio e o mexicano cheguem com limitações.

Antes da pausa para as seleções o FC Porto fez, porventura, a sua melhor exibição da temporada. Não evitou o empate frente aos Encarnados, com o golo de Lisandro López a anular o de Diego Jota já para lá dos noventa, mas foi, sem sombra de dúvida, o momento alto que demonstrou toda a capacidade que esta equipa tem. A interrupção foi contraproducente já que depois da frustrante resultado do Dragão a equipa portista teria fome de bola. Agora Nuno vai ter que fazer com que o grupo recupere esse estado de espírito o mais rapidamente possível. Depois da visita a Chaves os Dragões viajam para Copenhaga, onde terão uma partida muito dura na próxima terça-feira, sem margem de manobra.

Onze Provável: Casillas – Layún, Marcano, Felipe, Telles – Danilo – André André, Rúben Neves, Otávio – Jota, André Silva.

Chaves 1-2 FC Porto
Taça Portugal 09/10
Chaves 0-2 FC Porto
Taça de Portugal 07/08
Chaves 0-4 FC Porto
Liga Portuguesa 1998/99

Em vinte e nove confrontos que teve com o FC Porto, o Desportivo de Chaves só por duas vezes escapou à derrota (1V/ 1E/ 27D).

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Menos de 2.5 golos 1.76 Betrally
GD Chaves
Desportivo de Chaves
  • País: Portugal
  • Estádio: Eng. Manuel Branco Teixeira
  • Cidade: Chaves
  • Fundação: 1949

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 767
  • Próg. errados 1035
comments powered by Disqus

Últimos jogos