Menu

Denver Broncos – Seattle Seahawks (Super Bowl XLVIII)

Domingo à noite, em New Jersey, terá lugar o Super Bowl XLVIII, o jogo que decidirá quem se sagra campeão na NFL, Liga de Futebol Americano dos Estados Unidos da América. Numa modalidade que se tem tornado cada vez mais global, este encontro apresenta uma oportunidade para se fazer história, com Peyton Manning a poder ser o primeiro quarterback a conquistar o troféu com equipas diferentes. É também a primeira vez que acontece, desde 1990, termos na final a melhor equipa ofensiva da Liga, os Denver Broncos, para defrontar a melhor equipa defensiva, os Seattle Seahawks.

Peyton Manning é, sem dúvida, o tema de maior destaque na antevisão desta partida. Depois de várias operações ao pescoço , o quarterback chegou a Denver sob alguma desconfiança, já que aos problemas físicos se juntava o facto de ter já 37 anos de idade. No entanto, Manning começou a destacar-se logo na primeira semana de jogo, com uma fabulosa exibição frente aos campeões em título, os Baltimore Ravens, completando durante a época 5477 jardas em passes, originando 55 touchdowns para a sua equipa. Simplesmente fabuloso. Do lado de Seattle, Russell Wilson é um jogador bem diferente. Fazendo parte de uma nova geração de quarterbacks, Wilson vê na progressão com a bola uma das suas armas e, com 25 anos, não tem qualquer problemas em avançar sobre a defensiva contrária para ganhar jardas. No que toca ao passe, somou 3357 jardas, originado 26 touchdowns para os Seahawks. No confronto de estilos, é difícil fazer a opção por um ou outro lado. Seguro parece ser o facto de o espetáculo a que vamos assistir oferecer uma enorme variedade de possibilidades para cada jogada, tornando ainda mais imprevisível o desfecho do encontro.

Super Bowl XLVIII 2014Analisando as duas equipas em termos estatísticos, percebemos uma clara vantagem de Denver na progressão em jardas, obtendo 7317 na fase regular, perante 5424 de Seattle. Isto levou ainda a que os Broncos somassem uma média de mais dez pontos por jogo que o seu adversário. A nível defensivo, ponto forte do lado dos Seahawks, que só permitiram 4378 jardas aos seus adversários, enquanto Denver permitiu 5696. A diferença de médias por jogo é proporcionalmente oposta, o que parece antever um encaixe perfeito entre equipas muito fortes e que terão que ser capazes de se superar no frente-a-frente com um adversário tão valioso.

No que toca a lesões, as duas equipas apresentam apenas pequenos problemas que deverão ser ultrapassados até à hora do jogo. Do lado de Denver é Knowshon Moreno, nativo de New Jersey, que tudo fará para poder jogar “em casa”, naquela que foi a sua melhor temporada de sempre. No caso de Seattle, que tinha quatro atletas a necessitar de cuidados, tudo parece indicar que estarão disponíveis para ir a jogo.

As duas equipas encontraram-se por cinco vezes desde 2001. Nestas partidas, Denver leva a melhor, com três vitórias sobre o seu adversário nesta Super Bowl. O último encontro disputou-se em 2010, com os Broncos a vencerem por 31 a 14. Mas muito mudou desde então.

É de sublinhar o confronto de estilos e mentalidades nestas duas equipas, ficando assim em aberto o que é mais importante para conquistar a Super Bowl, o ataque ou a defesa. Peyton Manning terá mais dificuldades do que lhe é habitual para fazer com a bola chegue em condições aos seus colegas, mas Russell Wilson também não poderá esperar facilidades de uma equipa onde reina a experiência. Em última análise, parecem ser os Denver Broncos quem chega com melhores condições para conseguir decidir, na partida, os problemas que lhe forem colocados. E será por aí que o favoritismo lhe é entregue.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória dos Denver Broncos 1.80 Bet365
denver broncos
Denver Broncos
  • País: Estados Unidos
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

seattle seahawks
Seattle Seahawks
  • País: Estados Unidos
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2880
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1352
  • Próg. errados 1488
comments powered by Disqus

Últimos jogos