Menu

Dennis Novikov – João Sousa (Wimbledon)

João Sousa fez história ao se qualificar, pela primeira vez, para a segunda ronda do Major Britânico. E esta quinta-feira pode ir ainda mais longe. Melhor oportunidade dificilmente apareceria. O adversário da próxima etapa é Dennis Novikov, um norte-americano do top-150, que pela segunda vez chega ao quadro principal de um torneio do Grand Slam.

Dennis Novikov também estabeleceu um marco com esta passagem à segunda ronda de Wimbledon. No ano passado tinha caído no qualifying. Apesar de já ter chegado à segunda ronda numa outra competição do Grande Slam – em 2012, no Open dos Estados Unidos – o sabor é diferente porque nessa altura beneficiou de um wild card. Agora foi a pulso, cumprindo três rondas de qualificação pela honra de entrar no quadro principal. O sorteio para a estreia no All England Club foi auspicioso, emparelhando o norte-americano, número cento e quarenta e cinco do ranking ATP, com o australiano Luke Saville, da mesma idade e na mesma condição de debutante. Novikov perdeu o primeiro set mas reagiu bem, nivelando a partida e garantindo a vantagem magra no terceiro parcial, o que realmente inclinou o encontro para o seu lado.

Novikov é um tenista que faz, predominantemente, o circuito de Challengers. Sousa pode ter ligado a Gastão Elias, para recolher informações, já que o compatriota cruzou o caminho do norte-americano no início de maio, no Challenger de  Bordeaux.

João Sousa fezWimbledon 2014 história em Wimbledon. Pela primeira vez na sua carreira alcançou a segunda ronda do Major Britânico, ao vencer o russo Dmitry Tursunov (3-6, 7-6, 4-6, 6-3, 7-5). Há vinte e três anos que um português – João Cunha Silva – não vencia uma partida no quadro principal do principal torneio de relva. E esta quinta-feira tem uma oportunidade, talvez única, de ir ainda mais longe, Ser cabeça de série – também é a primeira vez que chega a Londres nessa condição – tem grandes vantagens. Nas duas edições anteriores o vimaranense bateu de frente, em ambas, com Stan Wawrinka e não foi mais além.

Na primeira ronda teve pela frente Dmitry Tursunov, um veterano com ranking protegido devido a ausência prolongada devido a lesões. O russo tem muita experiência e entrou em força para desestabilizar o português. Mas João Sousa reagiu bem e acabou por vencer o segundo set no tie break. Ainda voltou a ceder no terceiro set e no quinto teve que recuperar de um break de desvantagem mas fechou a partida a seu favor (3-6, 7-6, 4-6, 6-3, 7-5). O vimaranense beijou a relva no final, testemunhando uma passagem dura.

O desgaste adicional do tempo que passou em court, mais de três horas, pode pesar contra Sousa. Mas é inegável que esta é uma oportunidade que é proibido desperdiçar para chegar à terceira ronda no All England Club.

Os quartos de final em Madrid já renderam ao tenista português a melhor classificação de sempre – foi vigésimo oitavo – e, talvez ainda mais positivo, a entrada como cabeça de série nos dois Majors que se seguiram. Além de desbravar território, estes resultados podem dar um empurrão consistente à carreira de João Sousa. Se passar à fase seguinte é provável que o Conquistador volte a cruzar o caminho de Dominic Thiem.

João Sousa e Dennis Novikov nunca se defrontaram antes.

Prognóstico Odd Casa Erro
Número de Jogos no 1º Set: Mais de 10.5 2.40 Betrally
Novikov
Dennis Novikov
  • País: Estados Unidos
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

João Sousa
João Sousa
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 2043
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 862
  • Próg. errados 1156
comments powered by Disqus

Últimos jogos

O jogo a dinheiro real só é permitido a pessoas com mais de 18 anos de idade. Seja responsável e jogue com moderação. Neste site promovemos o jogo como uma actividade de entretenimento. É extremamente importante que jogue de uma forma responsável. Saiba mais na página jogo responsável.