A descolagem de Damián Emiliano Martínez com destino a terras de Sua Majestade reveste-se de um cariz bastante peculiar.

Um clube com a dimensão do Arsenal avançar para o recrutamento de um guarda-redes de 16 anos à formação secundária dos argentinos do Independiente é, por si só, algo digno de registo e que implica um trabalho bem desenvolvido na área da prospeção.

Por mais que sejam reconhecidas as tendências de Arsène Wenger no que concerne à aposta em jovens jogadores, a investida em Emiliano Martínez surpreendeu inclusive o próprio atleta, que num primeiro impacto induziu que estava a receber uma abordagem do Arsenal de Sarandí, e não de um dos emblemas ingleses mais representativos. Desconhecendo se foi com o emblema do Diablo Rojo ao peito ou na defesa das cores das Pampas – Martínez era internacional sub-17 aquando da sua contratação – que o jovem guarda-redes surpreendeu os scouts do clube londrino, certo é que passaram cinco anos desde que se comprometeu com os gunners.

Em 2011, na Colômbia, jogou-se o Mundial de sub-20 conquistado pelo Brasil à custa das cores lusas e, na final, revelou-se um novo talento canarinho: de seu nome, Óscar, hoje no Chelsea. A passagem de Emiliano Martínez pelo torneio foi bem mais discreta. Entre as escolhas de uma Argentina atirada para fora do torneio nos penaltys diante da selecção portuguesa, o guarda-redes de que hoje falamos viu a decisão fora das quatro linhas. Nesse momento, era Esteban Andrada quem se exibia entre os postes argentinos. Ironia do destino, hoje com 23 anos, Andrada ocupa precisamente a baliza do outro Arsenal… Sim, El Arse de Sarandí.

Agarrar as Oportunidades

A estreia de Martínez pela equipa principal do Arsenal FC aconteceu como tantas outras protagonizadas por jovens da sua idade inseridos em plantéis de elevada categoria: a meio da semana, num jogo de menor exigência respeitante à Taça da Liga. Frente ao Coventry City, Martínez foi o guarda-redes escolhido por Wenger, sofreu um golo, mas sem impacto no volumoso 6-1 que o marcador registou.

O segundo jogo, também relativo à Taça da Liga, seria ainda mais marcante para Martínez. Embora tenha sofrido cinco (!) golos, ganhou o jogo, com a expressividade do marcador a remeter para um jogo de hóquei em patins: 7-5.

Arsenal 1 - 2 Manchester United

Damián Martínez tem aproveitado as lesões e os castigos de David Ospina e Szczesny para se afirmar na baliza do Arsenal

Encarado sempre como terceira escolha na hierarquia da baliza, as oportunidades para se mostrar têm sido sempre reduzidas, mas esta temporada o azar dos colegas tem redundado na sua sorte. A lesão de David Ospina, um dos melhores guarda-redes do último Mundial, e a indisponibilidade de Szczesny também por lesão ou em virtude de suspensões, têm feito com que ganhe o seu espaço depois de empréstimos a clubes de divisões secundárias e de ter sido presença habitual na baliza da equipa sub-21.

Em Outubro deste ano, diante do Anderlecht, estreou-se na Liga dos Campeões e logo na condição de titular. O castigo aplicado a Szczesny viabilizou a sua entrada na equipa. O Arsenal venceu por 2-1 na Bélgica. Martínez considerou que havia realizado uma exibição sólida.

Na receção ao Manchester United, Wenger viu-se obrigado a apostar nele uma vez que o guardião polaco se lesionou. Nos dois jogos seguintes, voltou a ser titular e até foi eleito para o onze ideal da jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões na sequência da vitória frente ao BVB.

Da pouco famosa escola argentina no que diz respeito a guarda-redes, Emiliano Martínez é um atleta que se define pelo compromisso, pela eficácia e pelos elevados índices de trabalho. Ambicioso, revela que ao longo deste ano pretende lutar pela afirmação na baliza do Arsenal depois de três anos de adaptação ao futebol inglês. Não é um prodígio em termos técnicos, mas sabe ocupar a baliza. Para já, tem demonstrado elevada eficiência quando chamado a jogo e agarrado as oportunidades que lhe são concedidas.

Do anonimato ao estrelato é, decerto, a máxima que Martínez procura seguir.

Ficha Técnica

Nome: Damián Emiliano Martínez

Data de nascimento: 02/09/1992

Local de nascimento: Mar de la Plata, Buenos Aires, Argentina

Posição: Guarda-Redes

Boas Apostas!