Menu

CSKA Moscovo – Maccabi Electra (Euroleague Final Four)

A Final Four da Euroleague, que este ano se disputa em Milão, começa com um encontro entre duas das grandes equipas do basquetebol europeu, que disputaram a final desta mesma prova entre si nos anos de 2006 e 2008. Para além do mais, as duas equipas partilham velhos conhecimentos, já que David Blatt foi selecionador russo durante seis anos, tendo trabalhado com vários jogadores do plantel atual do CSKA, enquanto na equipa russa está Dan Shammir, que já passou pelo Maccabi onde foi, inclusive, adjunto de Blatt.

Para além disso, as equipas já se encontraram, esta temporada, por duas vezes, ao terem ficado no mesmo grupo do Top 16. No encontro da primeira volta, o CSKA Moscovo venceu por 100-65, num jogo sem muito mais história do que a fabulosa vitória dos russos, por uma diferença inimaginável entre dois dos candidatos à vitória na prova. Na segunda volta, o Maccabi Electra foi capaz de recuperar parte do seu orgulho, mas foram os russos que voltaram a vencer em Telavive por 81-76, numa partida onde se percebeu melhor o equilíbrio entre os dois conjuntos.

No encontro desta Final Four, o esperado é que as equipas se apresentem, de alguma forma, mais perto daquilo que foi o segundo encontro.

Euroleague Final Four 2014No caminho para esta Final Four, o CSKA Moscovo disputou 29 encontros, tendo somado 22 vitórias e sete derrotas. Na primeira fase, o conjunto russo encontrou um grupo com bastante competitividade, acabando por perder três vezes frente ao Fenerbahce (duas vezes) e FC Barcelona. Já no Top16, acabaram por mostrar mais eficácia, perdendo apenas dois dos 14 jogos disputados, um deles de forma inesperada, em Belgrado, frente ao Partizan, e outra no pavilhão do Real Madrid. Finalmente, no playoff, o CSKA mostrou uma fase mais frágil, ao necessitar da negra para eliminar o Panathinaikos.

Na soma de todos os encontros, Sonny Weems é o melhor marcador da equipa, seguindo de perto por Milos Teodosic. Ambos os jogadores, com Victor Khryapa, são os que melhor passam a bola em momentos decisivos, enquantoo Teodosic tem, por outro lado, o lado negro de ser o jogador com mais perdas de bola (ainda que seja também ele quem mais arrisca no momento ofensivo). No jogo interior, destaque para Victor Khryapa e Kyle Hynes, que são os jogadores que mais ressaltos conquistam. Para além deles, atenção ao trabalho de jogadores como Nenad Krstic e Sasha Kaun, elementos muito completos e que acabam por oferecer bastante consistência ao seu grupo.

Na sua caminhada até à Final Four, o Maccabi Electra somou 19 vitórias e nove derrotas, num total de 28 encontros disputados. Na primeira fase, o Laboral Kutxa evidenciou-se como a besta negra do emblema israelita, vencendo-os por duas vezes. Na segunda fase, a carreira do Maccabi foi mais complicada, já que somaram seis derrotas, frente ao Real Madrid (duas vezes), CSKA Moscovo (duas vezes), Lokomotiv Kuban e Partizan Belgrado. Curiosamente, no playoff, o Maccabi Electra foi bastante mais dominante frente ao EA7 Emporio Armani, que até jogava para disputar a Final Four em casa, vencendo por 3-1.

No somatório dos seus encontros nesta temporada, Ricky Hickman é o melhor marcador do Maccabi, sendo também um dos jogadores com mais assistências, junto de Joe Ingles e Tyrese Rice. No jogo interiore, destacam-se Devin Smith e Alex Tyus, ainda que Sofoklis Schortsanitis, pela sua capacidade física, ser sempre um elemento a ter em conta no scouting dos israelitas.

Tendo já vencido o seu adversário por duas vezes e contando com mais opções a todos os níveis, o CSKA Moscovo entra como favorito, ainda que seja de ter em conta a capacidade técnica de David Blatt para, a partir do banco, inspirar os seus atletas a uma surpresa.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Erro
Handicap: CSKA Moscovo -5.5 1.90 Bet365
CSKA Basket
CSKA Moscovo
  • País: Rússia
  • Estádio:
  • Cidade: Moscovo
  • Fundação: 1924

Ver ficha completa

Maccabi Electra
Maccabi Fox Tel Aviv
  • País: Israel
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2838
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1332
  • Próg. errados 1468
comments powered by Disqus

Últimos jogos