Menu
Premier League 35ª Jornada

Crystal Palace – Everton (Premier League)

O Crystal Palace e o Everton medem forças esta quarta-feria no Selhurst Park, em Londres, num embate a contar para a 35ª jornada da Premier League. Após uma miserável serie de 14 embates consecutivos sem conseguir somar uma única vitória na Premier League, o conjunto da casa quebrou finalmente o jejum ao vencer na última jornada. Já o Everton não vence no campeonato inglês à 4 jogos consecutivos, no entanto, parece bastante focado em ir longe na Taça de Inglaterra, já que conseguiu alcançar as meias finais da prova. Este é um embate entre 14º e 16º classificados que estão separados na tabela de classificação geral por apenas 2 pontos.

Crystal Palace ocupa o 16º lugar na tabela de classificação geral com 37 pontos, fruto de 10 vitórias, 7 empates e 15 derrotas, com parciais de 35 golos marcados e 42 golos sofridos. As Eagles, que conseguiram um bom arranque de temporada, chegando mesmo a ocupar durante algumas jornadas um dos lugares de acesso à Europa, quebraram de forma a meio da época e têm vindo a cair aos trambolhões na tabela de classificação geral, tendo quebrado na última jornada uma miserável serie de 14 embates consecutivos sem conseguirem vencer na Premier League. Com 10 pontos de segurança sobre a zona de relegação, este conjunto orientado por Alan Pardew ainda não tem a qualificação matematicamente assegurada, pelo que devem considerar a vitória da última jornada, na recepção ao Norwich City, como uma base para construírem um novo caminho em direcção às vitórias. Apesar do seu paupérrimo rendimento no campeonato inglês, as Eagles mostram grande empenho e dedicação na corrida pela Taça de Inglaterra, tendo-se já qualificado às meias finais onde terá que enfrentar o Watford.

Os pupilos de Alan Pardew optam por controlar o esférico no seu meio campo, partindo para o ataque através dos corredores laterais, especialmente o esquerdo, e optando maioritariamente por executarem cruzamentos, visto que o seu ponto forte é o jogo aéreo. No entanto, é defensivamente que pecam bastante, apresentando fragilidades em defenderem contra remates de longe, em desarmarem jogadores de boa qualidade técnica e parecem não conseguir aguentar muito tempo a posse de bola, cometendo também vários erros individuais em zonas perigosas. Estatisticamente, este não é um conjunto afectado pelo factor casa, antes pelo contrário, visto que de todos os 20 embates disputados no seu território, de todas as competições, venceu apenas 8, empatou em 2 ocasiões e perdeu 10 vezes, já a jogar fora, nos 19 embates, venceu em 8 ocasiões e empatou 5 vezes, tendo perdido as 6 restantes.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Crystal Palace apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-2 na recepção ao Liverpool. Seguiu-se uma vitória por 0-2 em terreno do Reading, em jogo a contar para a Taça da Inglaterra, uma derrota por 0-1 na recepção ao Leicester City, um empate por 2-2 em terreno do West Ham, e na última jornada, uma vitória por 1-0 na recepção ao Norwich City. Marouane Chamakh, Brede Hangeland, Kwesi Appiah e James McArthur são baixas confirmadas, tidos lesionados, ficando Adebayor em dúvida.

Onze Provável: Hennessey – Ward, Dann, Delaney e Souaré – Cabaye e Jedinak – Zaha, Puncheon e Bolasie – Wickham.

premier leagueEverton, por sua vez, ocupa o 14º lugar na tabela de classificação geral com 39 pontos, fruto de 9 vitórias, 12 empates e 10 derrotas, com parciais de 52 golos marcados e 43 golos sofridos. Os Toffees, muito semelhante ao seu adversário em jogo, conseguiram também um bom arranque de temporada, e embora nunca chegassem a ocupar um lugar de acesso à Europa, estiveram envolvidos na corrida por um deles durante algumas jornadas, no entanto, a irregularidade dos seus resultados parece ter levado a melhor e estes começaram a cair na pauta classificativa. Com 12 pontos acima da zona de relegação, e 1 jogo a menos que os restantes conjuntos, este conjunto orientado por Roberto Martínez precisa de voltar ao caminho das vitórias e começar a somar pontos para consolidar a sua manutenção, visto que ainda não está matematicamente assegurada. Sem saber o que é vencer no campeonato inglês à 4 jogos consecutivos, e tendo vencido apenas 1 dos últimos 6, os Toffees também parecem estar a dar mais importância à Taça de Inglaterra, tendo recentemente eliminado o Chelsea e marcado presença nas meias finais da prova, onde irá enfrentar o West Ham ou o Manchester United, ainda a decidir.

Os pupilos de Roberto Martínez apresentam um grande poder ofensivo, chegando mesmo a ser o 5º ataque mais eficaz do campeonato inglês, mostrando até uma grande versatilidade na forma como conseguem criar perigo, sendo tanto através dos corredores laterais, contra-ataques ou através de lances individuais, apresentando uma boa eficácia em finalizar jogadas de perigo. Contudo, defensivamente demonstram algumas fragilidades, tendo dificuldades em travar contra-ataques, ataques vindos das linhas, duelos aéreos e especialmente em proteger o marcador quando se encontram na liderança do mesmo. Também como o seu oponente, este é um conjunto nada afectado pelo factor casa, uma vez que demonstra melhores resultados fora de casa, do que no seu próprio reduto, tendo vencido 10 encontros, empatado 8 vezes e perdido 3 jogos nos 21 confrontos fora de portas, em todas as competições, enquanto que dentro de casa venceu apenas  7 embates, empatou em 5 ocasiões e perdeu 8 vezes.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Everton apresenta um histórico de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 2-3 na recepção ao West Ham. Seguiu-se uma vitória por 2-0 na recepção ao Chelsea, em jogo a contar para a Taça de Inglaterra, uma derrota por 0-2 na recepção ao Arsenal, uma derrota por 1-0 em terreno do Manchester United, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Watford. Jagielka, Tony Hibbert, Tyias Browning e Leon Osman são baixas confirmadas, todos lesionados, ficando ainda em dúvida a presença de Steven Pienaar e Ross Barkley, ambos condicionados.

Onze Provável: Robles – Coleman, Stones, Mori e Baines – McCarthy e Barry – Lennon, Cleverley e Mirallas – Lukaku.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Everton venceu 3 jogos, enquanto que o Crystal Palace venceu 2. Os restantes 3 jogos terminaram empatados.

Everton 1-1 Crystal Palace
Premier League 2015/16
Crystal Palace 0-1 Everton
Premier League 2014/15
Everton 2-3 Crystal Palace
Premier League 2014/15
Everton 2-3 Crystal Palace
Premier League 2013/14
Crystal Palace 0-0 Everton
Premier League 2013/14
Everton 4-0 Crystal Palace
Premier League 2004/05
Crystal Palace 1-3 Everton
Premier League 2004/05
Everton 1-1(4-5 g.p.) Crystal Palace
League Cup 2001/02

O Crystal Palace conta com o apoio dos seus adeptos e tentará conseguir aqui, pela primeira vez desde Dezembro, somar duas vitórias consecutivas, contudo, o seu registo caseiro é absolutamente lastimável, a passo que o registo forasteiro do Everton é algo promissor quanto a este jogo. Os Toffees detêm um plantel de maior qualidade e um sector ofensivo de grande poder, o suficiente para causar estragos aqui.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Empate Anula: Everton 1.80 Betrally
Crystal Palace
Crystal Palace
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Selhurst Park
  • Cidade: Londres
  • Fundação: 1905

Ver ficha completa

everton
Everton
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Goodison Park
  • Cidade: Liverpool
  • Fundação: 1878

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1773
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 929
  • Próg. errados 755
comments powered by Disqus

Últimos jogos