Menu

Cruzeiro – Atlético Mineiro (Brasileirão Série A)

A 26ª jornada do campeonato brasileiro fica marcada pela realização do “derby de Belo Horizonte” entre Cruzeiro e Atlético Mineiro, rivais locais que estão a atravessar situação muito distintas. Enquanto a “Raposa” luta pela permanência, o “Galo” tem por objetivo mínimo alcançar a Libertadores, sem perder de vista a possibilidade de conquistar o título.

2016 tem sido um ano particularmente complicado para o Cruzeiro, emblema que tem passado por muitas dificuldades desde que o campeonato brasileiro. A chegada de Mano Menezes após a saída de Paulo Bento não alterou a situação do conjunto de Belo Horizonte de forma significativa, tanto que a equipa continua na luta por um lugar mais seguro na pauta classificativa. Ao cabo de 25 rondas, o Cruzeiro está no 15º lugar, fora do “Z4” de relegação, mas tem apenas um ponto de vantagem em relação ao Figueirense (17º) e dois face ao Internacional (18º) – Santa Cruz e América Mineiro parecem cada vez mais condenados à descida de divisão. Em queda na pauta classificativa, o “derby” com o Atlético Mineiro assinala o culminar de uma má semana para o Cruzeiro, na sequência de duas derrotas frente ao Botafogo (0-2) e ao São Paulo (1-0). O momento é delicado e as duas derrotas consecutivas colocaram um ponto final numa série de quatro vitórias de modo consecutivo, mas a motivação na hora de encarar um “derby” é sempre diferente e o Cruzeiro não deverá ressentir-se dos resultados menos bons.  Com uma equipa experiente, a “Raposa” quer relativizar a superioridade teórica do Atlético Mineiro dentro das quatro linhas.

Para este encontro, Mano Menezes poderá contar com os regressos de Giorgian de Arrascaeta e Ramon Ábila. Fábio, Dedé e Mayke continuam lesionados, enquanto Manoel cumprirá suspensão.

Onze Provável: Lucas França, Lucas, Léo, Rodrigo, Edimar, Lucas Romero, Henrique, de Arrascaeta, Robinho, Rafael Sóbis, Ábila

Brasileirão Série ADistante do rival Cruzeiro na pauta classificativa, o Atlético Mineiro definiu o ataque ao “G4” de acesso à Libertadores 2017 como objetivo para a atual temporada. No entanto, chegados a este ponto, torna-se impossível para o “Galo” não almejar algo mais que a simples qualificação para a prova continental. Com 45 pontos conquistados nas primeiras 25 rondas, o Atlético está a apenas três do líder Palmeiras e é legítimo sonhar com a possibilidade de conquistar o título, embora estejamos a falar de um “outsider” nessa luta. Nas últimas cinco rondas, o Atlético venceu o Vitória (2-1), o Sport Recife (1-0), empatou com a Ponte Preta (1-1) e com o Grémio (1-1), consentindo uma derrota na visita a casa do Fluminense (4-2). Marcelo Oliveira é conhecido pelo trabalho defensivo que costuma realizar nas suas equipas, mas este Atlético Mineiro destaca-se precisamente pela qualidade que patenteia no ataque. Lucas Pratto, Robinho e Fred são os rostos do segundo ataque mais concretizador da prova, com 40 golos marcados em 25 partidas.

Luan, Patric, Leandro Donizete e Carlos Carvalho estão indisponíveis devido a lesão. Frickson Erazo, Robinho e Maicosuel – os dois últimos falharam o jogo da última ronda – estão em duvida até à hora do jogo.

Onze Provável: Victor, Cesar, Silva, Erazo, Santos, Candido, Carioca, Otero, Robinho, Pratto, Fred

Dizer que a equipa que atravessa o pior momento de forma costuma vencer nos “derbys/clássicos” tornou-se um lugar comum no futebol. Os resultados dos duelos entre Cruzeiro e Atlético na atual temporada indicam nesse sentido, uma vez que a “Raposa” venceu ambos (0-1; 2-3).

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap: Atlético Mineiro +1 1.64 Betrally
cruzeiro
Cruzeiro
  • País: Brasil
  • Estádio: Mineirão
  • Cidade: Belo Horizonte
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

atlético mineiro
Atlético Mineiro
  • País: Brasil
  • Estádio: Independência
  • Cidade: Belo Horizonte
  • Fundação: 1908

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1569
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 814
  • Próg. errados 679
comments powered by Disqus

Últimos jogos