Menu

Costa do Marfim – Nigéria (CAN 2013)

No jogo mais sonante dos quartos-de-final da Taça das Nações Africanas, a Costa do Marfim, vencedor do grupo D, enfrenta o segundo classificado do Grupo D, a Nigéria. Trata-se de um jogo com grande tradição na CAN, dado ter acontecido nas meias-finais em 1994 e 2006, com cada uma das equipas a vencer uma partida. Neste domingo, as duas seleções irão desempatar o resultado de confrontos em jogos a eliminar.

A Costa do Marfim entrou a todo o gás neste torneio, vencendo o Togo (2-1) e a Tunísia (3-0), terminando a fase de grupos com um empate a dois com a Argélia, quando a vitória no grupo estava já garantida. Sabri Lamouchi rodou praticamente todos os jogadores disponíveis, restando apenas Sangaré, o terceiro guarda-redes, por utilizar.

Para o encontro frente à Nigéria, Copa Barry voltará a ser o guardião titular. A experiência e a qualidade de Barry têm valido bons resultados aos marfinenses. Na defesa, a aposta deverá passar por manter Eboué do lado direito, Tiené na esquerda e o corredor central entregue a Kolo Touré e Zokora. Bamba completou dois jogos como central e poderá também entrar nas contas de Lamouchi, sendo que nesse caso será de esperar ver Zokora de volta ao meio-campo, onde Romaric e Tioté parecem opções mais fortes. Uma dúvida que Lamouchi deverá levar até bem perto da hora de início do encontro.

Com missão mais ofensiva, Yaya Touré surge como peça fundamental do jogo marfinense. O mais talentoso dos manos Touré cresce quando tem a camisola da sua seleção vestida, tornando-se um jogador decisivo na organização e aparecendo, muitas vezes, em posição de marcar. Kalou e Gervinho, dada a sua experiência, são as duas opções mais fortes para aparecer nas linhas da Costa do Marfim, ocupando os corredores e surgindo em espaço de finalização devido à sua velocidade. Apesar de tudo o que se possa dizer sobre Drogba, parece-me também que é ele o jogador mais indicado para ser utilizado como ponta-de-lança desta equipa. A opção por Lacina Traoré é eficiente, mas Drogba oferece também liderança e experiência a um grupo que já provou ser dos mais fortes nesta prova.

CAN 2013A Nigéria de Stephen Keshi entrou em prova com dois empates a um, com Burquina Faso e Zâmbia, mas uma vitória por 2-0 frente à Etiópia valeu-lhe uma merecida qualificação para esta fase da CAN. Sem deslumbrar, os nigerianos mostraram ter uma equipa em crescimento, capaz de lutar pela vitória no torneio nos próximos anos. Por agora, dificultar ao máximo a vida da Costa do Marfim será o objetivo.

Enyeama manterá o seu lugar como titular na baliza das Super Águias, mantendo a defesa a sua juventude, com o quarteto composto por Ambrose, Omeruo, Oboabona e o bracarense Elderson. No meio-campo, Obi Mikel mantém a sua preponderância, sentindo a falta de Ogude ao seu lado, já que terá que cumprir um jogo de castigo. Mba foi chamado, com surpresa, à titularidade na última partida. Mba é um jovem, que atua na Liga da Nigéria, tendo-se apresentado em bom nível e mostrando poder aspirar manter-se no onze.

Na frente de ataque, quatro opções para três lugares. Victor Moses parece garantido do lado esquerdo do ataque, com a dúvida a ficar do lado direito, onde Musa e Emenike disputam o lugar. Caso Musa seja titular, Emenike voltará a aparecer isolado na frente, naquela que é a opção mais provável. No entanto, Keshi poderá repetir a receita do jogo frente à Etiópia, chamando o experiente Uche para ponta-de-lança e mantendo Emenike a ocupar a faixa lateral.

No histórico de confrontos, as partidas entre Costa do Marfim e Nigéria sempre foram muito equilibradas, sendo de assinalar que nos dois encontros disputados nos últimos dez anos, foram os marfinenses quem saiu a ganhar:

Costa do Marfim 1-0 Nigéria  CAN 2008
Costa do Marfim 1-0 Nigéria  CAN 2006
Costa do Marfim 1-1 Nigéria  Jogos Amigáveis 2002
Nigéria 2-2 (4-2)g.p. Costa do Marfim  CAN 1994
Nigéria 4-1 Costa do Marfim  WC1994 CAF
Costa do Marfim 2-1 Nigéria  WC1994 CAF

Esse parece, aliás, o resultado mais provável para o jogo deste domingo. Uma vitória marfinense, dando mais um passo seguro em direção à deseja final, onde poderá levantar o troféu que tem fugido à chamada Geração Drogba.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória da Costa do Marfim 1.83 Bet365
costa do marfim
Costa do Marfim
  • País: Costa do Marfim
  • Estádio:
  • Cidade: Abidjan
  • Fundação: 1960

Ver ficha completa

nigéria
Nigéria
  • País: Nigéria
  • Estádio:
  • Cidade: Abuja
  • Fundação: 1945

Ver ficha completa

Paulo Faustino
  • Próg. realizados 768
  • Média Odds usadas 1.89
  • Próg. certos 390
  • Próg. errados 313
comments powered by Disqus

Últimos jogos