Menu

Costa do Marfim – Japão (Mundial 2014)

Com a Costa do Marfim a encontrar neste Mundial a que será, muito provavelmente, a última oportunidade de uma geração (a sua melhor de sempre) deixar marca na maior prova do futebol internacional, o Japão insiste em ser a surpresa e, uma vez mais, encontrar espaço para levar o jogo do sol nascente até a uma fase mais avançada da prova. Se os marfinenses jogam, na sua maioria, em equipas europeias onde são seguidos e acompanhados pela maioria dos adeptos, a equipa japonesa refugia-se com mais de metade dos seus selecionados a chegarem da J-League, uma competição que faz as delícias dos analistas do futebol, mas que vai estando fora dos holofotes do mediatismo. No entanto, um novo bom resultado dos nipónicos num Mundial poderá aconselhar à mudança de hábitos.

Ainda que na seleção da Costa do Marfim tudo pareça continuar a girar em volta da genialidade de Didier Drogba, o técnico Sabri Lamouchi tem sido artífice de uma solidificação de processos que conferiram aos Elefantes uma capacidade competitiva superior. Longe de ser uma equipa refém de rasgos ofensivos, a Costa do Marfim é, hoje em dia, uma equipa com caráter e sabedoria defensiva, aliando a isso os traços habituais das equipas africanas, com criatividade e velocidade na perseguição do golo. Estes parecem ser ingredientes que podem valer a esta equipa uma carreira de sucesso no Mundial. No entanto, sente-se também uma sensação de fim de festa no grupo, que ao chegar ao terceiro Mundial, já não vem marcado pela esperança, mas sim pelo reconhecimento do valor do trabalho para garantir resultados. Kolo Touré, Zokora, Yaya Touré, Boubacar Barry e Drogba estarão, muito provavelmente, a fazer a sua última aparição neste palco, deixando orfã uma equipa que em muito continua a depender do seu talento. Um empate com a Bélgica, uma derrota com a Bósnia-Herzegovina e uma vitória frente a El Salvador foram os derradeiros resultados dos marfinenses na preparação. Agora, no Mundial, com que cara se irão apresentar?

Onze provável: Barry . Aurier, Kolo Touré, Bamba, Boka – Yaya Touré, Zokora, Tioté – Gervinho, Didier Drogba, Kalou.

mundial 2014Para o Japão, cada Mundial parece ser uma oportunidade de renovar o espanto pela qualidade técnica e tática dos jogadores oriundos do país do sol nascente. Com Alberto Zaccheroni como técnico, a sua proposta estará ainda mais reforçada ao nível da organização defensiva, oferecendo os nipónicos um conjunto resistente e resiliente, capaz de se transformar na grande surpresa deste grupo, como prognosticou o famoso jornalista espanhol Maldini. Os resultados dos jogos de preparação ajudam a enlevar a equipa nipónica, com vitórias sobre os mundialistas Bélgica e Costa Rica. Dos vários encontros, percebe-se que o Japão tem qualidade ofensiva, pelos golos que marca, mas também demonstrou, nos seus ensaios, alguma propensão para sofrer golos, como aconteceu no último teste, onde bateu a Zâmbia por 4-3. Dois jogadores merecem especial nota de destaque na equipa japonesa, já que muito do talento deste conjunto sairá dos pés de Keisuke Honda e Shinji Kagawa. Duas estrelas no futebol europeu que aproveitarão os relvados do Mundial para acrescentar algo ao currículo nipónico na história dos Mundiais de Futebol.

Onze provável: Kawashima – Uchida, Yoshida, Konno, Nagatomo – Endo, Hasebe – Kiyotake, Honda, Kagawa – Okazaki.

Dois jogos amigáveis entre estas duas seleções, com uma vitória para cada lado, deixam pouco para adivinhar o que poderá ser um confronto oficial entre ambas.

Japão 0-2 Costa do Marfim  Amigáveis 2010
Japão 1-0 Costa do Marfim  Amigáveis 2008

A Costa do Marfim parece ter a experiência e os nomes para alcançar o sucesso, mas o Japão terá mais condições, em termos de coletivo, para confirmar os seus objetivos. Um jogo aberto, nesta estreia, onde ninguém quererá perder, mas onde a Costa do Marfim precisará de mais do que apenas aproveitar as falhas do adversário para conseguir vencer.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Japão 3.00 Bet365
costa do marfim
Costa do Marfim
  • País: Costa do Marfim
  • Estádio:
  • Cidade: Abidjan
  • Fundação: 1960

Ver ficha completa

Japão NT
Japão
  • País: Japão
  • Estádio:
  • Cidade: Tóquio
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2915
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1367
  • Próg. errados 1507
comments powered by Disqus

Últimos jogos