À entrada para o “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa 2018/19, uma certeza: a de que Portugal só terá um representante na fase final da segunda competição de clubes mais importante do “Velho Continente”, nomeadamente o Sporting, terceiro colocado da última edição da Liga NOS que terá entrada direta. O Rio Ave já tinha caído na terceira pré-eliminatória às mãos do Jagiellonia Bialystok, o Braga teve o apuramento “nas mãos” e deixou-o fugir para os ucranianos do Zorya. Os 21 duelos relativos ao “play-off” da competição já estão definidos. A uma semana do início destes duplos confrontos, olhamos para os encontros de maior destaque da terceira pré.

Zenit com recuperação histórica

Foto: "Pyotr Kovalyov/TASS"

Foto: “Pyotr Kovalyov/TASS”

A derrota do Zenit de São Petersburgo frente ao Dinamo Minsk, na Bielorrússia, correspondia ao maior escândalo da primeira mão da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa 2018/19. Em São Petersburgo, com algumas alterações no onze inicial e não com uma revolução total ao contrário do que se possa pensar, os comandados de Sergio Semak fizeram história num jogo com nove (!) golos. Atuando à porta fechada devido a uma sanção da UEFA, o Zenit  adiantou-se no marcador ainda na primeira parte com um golo do argentino Leandro Paredes e marcaria por mais três vezes antes do apito final, uma por Noboa e as outras duas graças a Dzyuba. Os dois golos do “gigante” internacional pela Rússia surgiriam nos últimos 20 minutos, altura em que o Zenit já estava reduzido a dez unidades em função da expulsão de Paredes, autor do primeiro golo. A eliminatória, empatada a quatro, viria a ser decidida no prolongamento e nessa etapa até foi o Dínamo que começou melhor ao marcar por intermédio do ganês Seidu Yahaya. o Zenit precisava de mais golos para seguir em frente, ainda para mais a jogar com dez, e a tarefa não se afigurava fácil. No início da segunda etapa do prolongamento, Driussi deu o mote ao marcar aos 109 e Dzyuba assinaria o tento do acesso aos 115, somando o seu terceiro golo no desafio. Nos instantes finais, já com o Dínamo de cabeça perdida, o Zenit marcaria por mais duas vezes, ambas por intermédio do eslovaco Robert Mák, jogador que tinha entrado no prolongamento e fez os dois golos já para lá dos 120, estabelecendo o 8-1 final, 8-5 no total de uma eliminatória que fica para a história.

Progrès Niederkorn ainda sonhou, Dudelange passou mesmo

Um ano depois de ter eliminado o Rangers na fase preliminar de acesso à Liga Europa, o Progrès Niederkorn procurava fazer história e alcançar a fase de grupos do torneio pela primeira vez na sua história. O desaire por duas bolas a uma na Rússia, frente ao FC Ufa, deixava tudo em aberto para uma segunda mão em que o Progrès até começou melhor ao beneficiar de um auto-golo logo aos 3 minutos que o deixava em vantagem na eliminatória.O Ufa empatou por Ivan Paurevic na sequência de um lance um tanto ou quanto bizarro aos 50 minutos, mas Mayron de Almeida permitiria ao Progrès voltar a igualar a eliminatória ao apontar o 2-1.

Os donos da casa estavam por cima no jogo e, a haver uma equipa a garantir o acesso no tempo regulamentar, seria o Progrès. No entanto, nos últimos instantes do desafio, já para lá do tempo de compensação dado pelo árbitro, Ivan Paurevic “bisou” e despejou um autêntico balde de água fria de Differdange, carimbando o acesso da equipa russa.

Sá Pinto incapaz de evitar o escândalo

Contratado para suceder a Aleksandar Vukovic no comando técnico do Légia de Varsóvia após o desaire dos polacos em casa frente ao Dudelange na primeira mão desta terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa, Sá Pinto não teve capacidade suficiente para evitar a eliminação da sua equipa no jogo da segunda mão. O Legia empatou a duas bolas no Luxemburgo, num desafio em que antes dos 20 minutos já perdia por duas bolas a zero, e disse adeus às competições europeias na atual temporada, isto depois de já ter sido surpreendido pelo Spartak Trnava na fase preliminar da Liga dos Campeões. Esta época, a rota europeia não passará por Varsóvia.

Dia mau para o futebol croata

O Osijek já tinha caído na eliminatória anterior às mãos do Rangers, desta feita ficaram pelo caminho as outras duas equipas croatas que mantinham aspirações relativas ao acesso à fase de grupos da Liga Europa 2018/19: o Hajduk Split e o HNK Rijeka. Após o empate a uma bola no Poljud, o Hajduk viajava até Bucareste para enfrentar o FCSB, ciente de que um empate com golos permitiria seguir para a fase seguinte. Os romenos adiantaram-se ao minuto 33 por intermédio de Arlem Gnohéré e Ahmed Said, jogdor que poderá estar de saída dos croatas, empatou aos 82, apontando o golo que, nesse momento, permitia ao Hajduk seguir em frente. No entanto, já para lá dos 90, Gnohéré apontaria o segundo golo e permitiria à formação do Leste seguir para a próxima etapa da prova.

O Rijeka, por sua vez, chegava ao Kantrida em vantagem na eliminatória, após um empate a um golo com o Sarsporbg na Noruega. Os croatas tinham tudo para assegurarem o acesso à fase seguinte, mas um desaire caseiro às mãos da equipa nórdica, por uma bola a zero, deitou tudo a perder. Patrick Mortensen foi o “carrasco” de serviço.

Burnley segue em frente

Os ingleses do Burnley não marcavam presença numa edição da Taça UEFA/Liga Europa desde 1967 e estão a levar esta oportunidade bem a sério. Depois do empate sem golos em Istambum, foi preciso recorrer ao tempo extra no Turf Moor para que os comandados de Sean Dyche eliminassem o Basaksehir de Manuel da Costa. Jack Cork, aos 97 minutos, marcou o único golo dos mais de 210 minutos de eliminatória.

Boas apostas!