Menu

Chelsea – FC Porto (Liga dos Campeões)

Este é o jogo do tudo ou nada para os dois clubes. Hipoteticamente, um empate serve os propósitos da equipa de José Mourinho. Mas para este Chelsea desconectado entrar com esse objetivo é meio caminho para a desgraça. O FC Porto não tem alternativa. É preciso ir vencer a Stamford Bridge. E se há uma boa altura para o tentar é agora.

O Chelsea está a ter uma temporada de pesadelo da qual tarda em despertar. Muito de vez em quando há uma aberta e surgem expetativas de que seja um momento de viragem mas é sol de pouca dura. No fim de semana os Blues voltaram a perder em casa frente ao Bornemouth (0-1), com um golo nos últimos dez minutos da partida. A equipa até não jogou mal mas à medida que o tempo se ia esgotando sentia-se a ansiedade, o medo do que veio, de facto, a acontecer. Isto não é do Chelsea, não é de um conjunto confiante nas suas capacidades, habituado insistir até acertar. O atual campeão inglês mantém-se no décimo quarto lugar, com quinze pontos. Mas está a apenas dois do Newcastle, que encabeça a zona de despromoção. No final do encontro o treinador português reconheceu que a dificuldade da sua equipa marcar está a custar caro. Ao ponto de talvez começar a ser necessário abordar o elefante no meio da sala. O Chelsea está a catorze pontos do Manchester United, que é quarto classificado. O que significa que será praticamente impossível chegar aos lugares de acesso à Liga dos Campeões da próxima época. Eu diria que até os seguintes, que dão entrada para a Liga Europa, podem estar fora de alcance, mesmo que o clube consiga inverter já o caminho em que entrou. E, convenhamos, Mourinho não precisava de dizer que não lhe interessa para nada a segunda divisão europeia, e que o Chelsea quer é medir forças com o Barcelona e o Bayern. Isso é por demais evidente.

Por isso é que a tarefa do Porto será muito dura. A Liga dos Campeões é a única possibilidade que esta equipa tem de fazer algo de jeito esta temporada e a única alavanca séria para dar a volta à situação. Vão dar luta, muita, para garantir que passam aos oitavos de final.

Ramires e Falcão parecem ser as únicas limitações no momento, já que John Terry voltou a integrar os treinos de equipa. Contudo, talvez não esteja com ritmo para volta a competir logo neste jogo decisivo.

Onze Provável: Courtois – Ivanovic, Zouma, Cahill, Azpilicueta – Fabrègas, Matic – Willian, Hazard, Pedro – Diego Costa.

Liga dos CampeõesPode parecer ridículo mas o FC Porto comprometeu o que vinha a ser uma fase de grupos exemplar com a derrota em casa frente ao Dínamo de Kiev (0-2). Foi o único desaire dos Dragões esta época, em todas as competições, e pode-lhes ter custado a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Agora não há outra, o clube portista tem que ir a Londres fazer o que nunca conseguiu antes: vencer em Inglaterra. Foram dezasseis tentativas até agora, nenhum triunfo e apenas dois empates. Não é auspicioso. Mas se há uma boa altura para ir a Stamford Bridge e legitimamente ambicionar a bater os da casa é agora. Há sempre aqueles cenários matemáticos em que um empate poderia chegar, na hipótese altamente remota do Dínamo de Kiev não vencer o Maccabi Tel Aviv na Ucrânia. Mas há uma excelente razão para os israelitas ainda não terem pontuado nesta fase de grupos, nem sequer em casa, e os ucranianos têm o apuramento como motivação. Há que vencer, porque o Chelsea tem vantagem na diferença de golos: nove marcados e seis sofridos para o FCP, onze e três para o clube londrino.

Lopetegui voltou a incluir Imbula no lote de convocados, apesar de não ter contado com ele nos últimos jogos. Osvaldo já está a treinar mas não entrou na convocatória.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Maicon, Marcano, Layún – André, Danilo, Rúben Neves – Corona, Aboubakar, Brahimi.

FC Porto 2-1 Chelsea LC 2015/16
FC Porto 0-1 Chelsea LC 2009/10
Chelsea 1-0 FC Porto LC 2009/10
Chelsea 2-1 FC Porto LC 2006/07
FC Porto 1-1 Chelsea LC 2006/07
FC Porto 2-1 Chelsea LC 2004/05
Chelsea 3-1 FC Porto LC 2004/05

Com a exceção da derrota com o Kiev, o FC Porto tem conseguido na Liga dos Campeões as suas melhores exibições. Um tipo de intensidade e eficácia que não tem subido ao relvado nas competições domésticas. Por isso, é possível que estes Dragões vão a Londres e saiam de lá com a qualificação, embora não seja o mais provável. Depende de quanto tempo consigam frustrar os avanços do Chelsea. Se começarem a ficar ansiosos, tudo é possível.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do FC Porto 4.00 Betrally
chelsea
Chelsea
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Stamford Bridge
  • Cidade: Londres
  • Fundação: 1905

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1938
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 810
  • Próg. errados 1100
comments powered by Disqus

Últimos jogos