Menu
  • 23 novembro
  • 19:45
  • Rivalo

Celtic – FC Barcelona (Liga dos Campeões)

O Celtic e FC Barcelona colocam-se frente a frente esta quarta-feira no Celtic Park, em Glasgow, num embate a contar para a 5ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões. Último classificado deste agrupamento, o Celtic chega aqui onde é imprescindível somar pontos se ainda sonham em conseguir conquistar o 3º lugar, de forma a transitarem para a Liga Europa. Por outro lado, o FC Barcelona chega aqui com hipótese de poder carimbar o passe para os oitavos de final da prova já nesta 5ª jornada, sendo de esperar que se tentem redimir do decepcionante empate do fim-de-semana, contra o Málaga, no campeonato espanhol.

Celtic ocupa o 4º e último lugar deste Grupo C com apenas 2 pontos, fruto de 2 empates e 2 derrotas, com parciais de 4 golos marcados e 13 golos sofridos. Os escoceses chegam aqui ainda sem terem provado o sabor da vitória, embora tenham conseguido empatar na recepção ao Manchester City e em terreno do Borussia M’Gladbach, pelo que se encontram agora numa situação onde é imprescindível somar pontos de modo a tentarem subir até ao 3º lugar do agrupamento, ocupado pelos alemães que contam com 2 pontos de vantagem, de modo a conseguirem transitar para a Liga Europa. Ainda assim, depois de terem sido goleados por 7-0 na 1ª jornada da competição, em casa do Barcelona, somar pontos aqui será tudo menos fácil.

Os Celts estão invictos no campeonato caseiro, liderando já com 10 pontos de vantagem em relação ao 2º classificado, com os únicos desaires concedidos até ao momento a serem obtidos nesta Liga Milionária. Frente a uma equipa composta por alguns dos melhores jogadores do mundo, os escoceses precisam de se focar maioritariamente na organização defensiva e em tentarem anular ao máximo aquele que é um dos tridentes ofensivos mais perigosos do mundo, composto por Messi, Suárez e Neymar, e tentando aproveitar os contra-ataques como forma de procurarem chegar ao golo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Celtic apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 empate. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-4 em terreno do Ross County. Seguiu-se uma vitória por 0-1 em terreno do Aberdeen, um empate por 1-1 em terreno do Borussia M’Gladbach, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 3-0 na recepção ao Inverness, e na última jornada, uma vitória por 0-1 em terreno do Kilmarnock. Kieran Tierney está de fora, lesionado.

Onze Provável: Gordon – Lustig, Boyata, Sviatchenko e Izaguirre – Armstrong e Brown – Forrest, Rogic e Sinclair – Dembele.

Liga dos CampeõesFC Barcelona, por sua vez, ocupa o 1º lugar deste Grupo C com 9 pontos, fruto de 3 vitórias e 1 derrota, com parciais de 14 golos marcados e 4 golos sofridos. Os catalães lideram então o agrupamento com 2 pontos de vantagem sobre o 2º classificado Manchester City, e 5 a mais que o 3º Borussia M’Gladbach, tendo o único desaire que concederam nesta competição sido sofrido às mãos dos ingleses. Desde o início da década que os Blaugranas já venceram esta Liga Milionária por duas vezes, em 2010/11 e 2014/15, sendo novamente um forte candidato a conquistar a prova. Ainda assim, esta turma comandada por Luis Enrique não se encontra na sua melhor forma, sendo que desde que perdeu Andrés Iniesta, o maestro do meio-campo Blaugrana, que tem vindo a ter alguma dificuldade em criar o mesmo perigo que conseguia, e por consequência, marcar menos golos.

O momento menos bom do Barcelona teve seguimento na última jornada do campeonato espanhol, onde também não estiveram em campo o astro argentino Leo Messi, indisposto, nem o uruguaio Luis Suárez, castigado, o que resultou num decepcionante empate sem golos na recepção ao acessível Málaga. Este resultado viu partir o Real Madrid isolado na liderança, somando já 4 pontos de vantagem. No fim de somarem um resultado decepcionante, não há dúvidas que o Barça irá entrar com toda a raça nesta partida onde não só irá procurar a vitória, como irá tentar produzir um bom espetáculo de futebol que será reforçado pela força do tridente ofensivo. Importa referir que Messi é o melhor marcador da prova, com 7 golos marcados, e Neymar é o jogador com mais assistências, tendo já feito 6.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Barcelona apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-3 em terreno do Valencia. Seguiu-se uma vitória por 1-0 na recepção ao Granada, uma derrota por 1-3 em terreno do Manchester City, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 1-2 em terreno do Sevilla, e na última jornada, um empate por 0-0 na recepção ao Málaga. Andrés Iniesta, Mathieu e Umtiti estão de fora, todos lesionados.

Onze Provável: Stegen – Roberto, Mascherano, Piqué e Alba – Rakitic, Busquets e André Gomes – Messi, Suárez e Neymar.

O Celtic venceu apenas 1 dos últimos 8 confrontos directos, com o Barcelona a vencer 6 e a empatar 1.

Barcelona
7-0
Celtic
LC 2016/2017
Barcelona
6-1
Celtic
LC 2013/2014
Celtic
0-1
Barcelona
LC 2013/2014
Celtic
2-1
Barcelona
LC 2012/2013
Barcelona
2-1
Celtic
LC 2012/2013
Barcelona
1-0
Celtic
LC 2007/2008
Celtic
2-3
Barcelona
LC 2007/2008
Barcelona
1-1
Celtic
LC 2004/2005

Não existem dúvidas da superioridade em talento e qualidade do Barcelona para o Celtic, e ainda que estes actuem sem o maestro Iniesta, o tridente ofensivo deverá conseguir desempenhar bem as suas funções e visar mais que uma vez a baliza escocesa.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: Barcelona -1 1.70 Rivalo
celtic
Celtic
  • País: Escócia
  • Estádio: Celtic Park
  • Cidade: Glasgow
  • Fundação: 1888

Ver ficha completa

barcelona
Barcelona
  • País: Espanha
  • Estádio: Camp Nou
  • Cidade: Barcelona
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1852
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 966
  • Próg. errados 787
comments powered by Disqus

Últimos jogos